Notícia
Trofense Metalogalva compra líder da luz pública no Reino Unido e a polaca Contec Kromiss
A empresa do VigentGroup, que fatura 441 milhões de euros e tem 16 unidades industriais em nove países, adquiriu a britânica Fabrikat e uma especialista na Polónia em estruturas de transmissão de energias, que somam 42 milhões de euros de faturação e empregam 216 pessoas.
A multinacional trofense Metalogalva continua às compras.
Meia dúzia de meses depois de ter adquirido a Electrofer, metalomecânica da Marinha Grande que emprega mais de 250 pessoas, firmou agora uma dupla aquisição no estrangeiro.
Comprou a Fabrikat (Nottingham) Limited, líder no mercado britânico em iluminação pública, e a polaca Contec Kromiss, que é especializada em estruturas de transmissão de energia.
"A Metalogalva, empresa do VigentGroup com presença em 12 países e um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, comprou a Fabrikat (Nottingham) Limited, empresa sediada no Reino Unido", e, "em paralelo, através da Tecpoles, empresa [polaca] que integra o grupo Metalogalva desde 2021, finalizou a aquisição da Contec Kromiss", revela a empresa portuguesa, em comunicado.
De acordo com a Metalogalva, a Fabrikat emprega 92 pessoas e fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 25 milhões de euros, e a Contec Kromiss, que está vocacionada para o setor dos postes tubulares de baixa, média e alta tensão, tem 124 trabalhadores e faturou 17 milhões de euros no último exercício.
Desenvolvendo a sua atividade nas áreas da engenharia, produção e montagem de estruturas metálicas, com especial destaque para o segmento das colunas de iluminação e guarda-corpos, a Fabrikat está ainda capacitada para realizar ensaios não destrutivos e elétricos no sentido de aferir a resiliência e fiabilidade estrutural, realça o grupo português.
Já a aquisição da Contec Kromiss visa fortalecer a posição do grupo trofense no mercado polaco e na Europa Central, onde a Metalogalva tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos anos, adicionando ao seu portfólio na Polónia uma unidade industrial com capacidade de fabrico de torres tubulares de grande altura para transmissão de energia, telecomunicações e iluminação técnica.
A estratégia do grupo português passará por "manter as empresas independentes e com a totalidade dos colaboradores, com vista à otimização das integrações no grupo e o potenciamento das sinergias que daí resultarão", explica a Metalogalva, que emprega 1.700 pessoas e conta com uma presença ativa em 12 países e quatro continentes, incluindo centros de produção na Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, França, Ucrânia, Angola, Polónia, Portugal e Estados Unidos, país onde inaugurou a sua unidade produtiva em maio do ano passado.
"Continuaremos atentos a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico"
"Estamos muito satisfeitos com estas operações, que nos permitem assegurar um reforço imediato da nossa posição no Reino Unido e na Polónia, dois mercados de grande relevância para a Metalogalva", afirma Sérgio Silva, presidente da Metalogalva, prometendo que o grupo português continuará atento "a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico" com vista a fortalecer a sua posição de líder europeu.
"A Contec Kromiss será importante para o aumento do portfolio de produtos num mercado de forte expansão e investimento em infraestrutura, beneficiando de uma rede de clientes já existentes e complementando desta forma a Tecpoles Polónia, que fechou 2023 com 27 milhões de euro faturação", adianta Sérgio Silva.
A Metalogalva estima encerrar o exercício de 2024 com um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros.
Fundada em 1971, a Metalogalva – Irmãos Silvas, S. A. é a mais antiga empresa do VigentGroup, apresentando-se como líder nacional na sua atividade na área da engenharia e proteção de aço e um dos principais operadores europeus na produção de colunas de iluminação pública e de outras estruturas ligadas a áreas como a do transporte de energia, renováveis, telecomunicações, rodovias, ferrovias e galvanização a quente.
O VigentGroup, que é também presidido por Sérgio Silva, é um grupo português com operações distribuídas por mais de 15 países, que além da Metalogalva detém outra empresa líder no seu setor – a Brasmar, na área alimentar de produtos do mar congelados e de transformação e comercialização do bacalhau.
Com um quadro laboral de mais de 2.400 trabalhadores, o VigentGroup registou, no exercício do ano passado, um volume de negócios agregado superior a 875 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 17:12)