Notícia
Portugal ganha negócio de madeiras a Espanha e a França
A Luso Finsa, que engloba 22 fábricas em que produz uma grande variedade de produtos derivados de madeira, vai apostar no reforço do negócio em Portugal. O projecto foi disputado dentro do grupo com as unidades espanholas e francesa.
O projecto desta transformadora de madeira espanhola foi um dos sete apresentados pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, numa cerimónia esta terça-feira, em que se deu a conhecer os investimentos e apoios do Estado. No caso da Luso Finsa trata-se de um investimento de 37,8 milhões de euros numa nova geração de painéis de madeira, uma nova linha de produção e a ampliação da nave fabril.
"Este investimento teve em disputa até à ultima com as nossas fábricas em Espanha e França", revelou o director-geral da unidade nacional, Francisco Marques. Este projecto cria 35 empregos que se juntam aos 341 já existentes.
O que jogou a favor de Portugal para esta vitória nem sempre usual? "Houve coisas que jogaram a favor da fábrica em Portugal. Ajudou a consolidar a nossa presença industrial no país, em que temos uma fábrica
de colas e resinas", começou por dizer o responsável do grupo espanhol.
Depois o gestor fez alguns elogios ao estado português. "A agilidade com que foram tratados os assuntos junto das entidades oficiais foi importante. Houve momentos em que pensávamos que estávamos perante uma loja do cidadão. Houve reuniões em que tratávamos de cinco ou seis assuntos, o que não é muito usual em Portugal", frisou Francisco Marques.
"Até a uma ponta final [do processo], o investimento foi disputado taco a taco, e as ajudas, a celeridade, e a consolidação dos negócios em Portugal", afirmou.