Notícia
Portugal deve 18 milhões de euros à Pfizer
O montante refere-se à dívida nacional com um prazo superior a um ano, especifica o espanhol Cinco Días. Itália, Grécia, Espanha e Portugal são os países em destaque no que se refere a dívidas à farmacêutica.
O Governo português tem uma dívida de cerca de 18 milhões de euros (22 milhões de dólares) à farmacêutica Pfizer, considerando o valor por regularizar com prazo superior a um ano.
A informação é avançada pelo jornal espanhol Cinco Días. A publicação dá conta que os governos de Itália, Portugal, Grécia e Espanha deviam, até 28 de Setembro deste ano, 907 milhões de dólares (cerca de 731 milhões de euros) à Pfizer.
Quando tida em conta a dívida que ultrapassa o prazo de um ano, esse montante fixa-se nos 105 milhões de dólares (85 milhões de euros). A maioria fatia vai para Itália com 55 milhões de dólares. Seguem-se Portugal com 22 milhões de dólares, Espanha com 17 milhões e Grécia com 11 milhões.
Em declarações recentes ao regulador norte-americano, a farmacêutica deu conta que está a acompanhar "de perto os desenvolvimentos com as contas a receber de governos e agências governamentais nos mercados europeus". Ainda assim, há melhorias no que diz respeito ao valor das dívidas com mais de um ano.
A Pfizer reconhece ainda uma tendência histórica para este tipo de atrasos para além dos prazos contratuais, mas diz-se focada em privilegiar "as boas relações com os nossos clientes e garantir uma abordagem humanitária" quanto à distribuição dos medicamentos.
O Negócios já entrou em contacto com o Ministério da Saúde português, aguardando uma reacção a esta situação.