Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal entre os três únicos países da UE com quebras na produção industrial

A produção industrial em Portugal contrariou o desempenho dos parceiros europeus, com uma quebra homóloga de 1%.

Miguel Baltazar
Rita Faria afaria@negocios.pt 14 de Agosto de 2018 às 10:41

Portugal está entre os três únicos países da União Europeia que registaram quebras na produção industrial em Junho, face ao mesmo mês do ano passado, mostram os dados do Eurostat divulgados esta terça-feira, 14 de Agosto.

 

Por cá, a produção industrial desceu 1% em termos homólogos, um desempenho negativo que só teve paralelo na Dinamarca, com uma quebra de 1,2%, e na Holanda, onde se observou uma descida de 0,2%.

 

De resto, todos os países da União Europeia para os quais há dados, viram a produção das suas fábricas aumentar face ao mesmo mês de 2017. No conjunto da UE, este indicador cresceu 2,6%, e na Zona Euro avançou 2,5%.

 

Na região da moeda única, a subida é justificada pelo crescimento de 4,3% da produção de bens de capital e de 2,8% da produção de bens de consumo não duradouros. A produção de energia, pelo contrário, deu um contributo negativo para a evolução do índice geral, com uma descida de 2,8%.

 

Na UE, os mesmos itens justificam o aumento e a energia também trava uma maior subida. Entre os Estados-membros, o crescimento da produção industrial foi mais expressivo na Irlanda (7,7%), Roménia (7%) e República Checa (6,9%).

 

Se Portugal destoa da média dos parceiros europeus na comparação homóloga, destaca-se pela positiva na evolução em cadeia. É que a produção industrial em Portugal avançou 1,1% em Junho, face a Maio, quando nos países da Zona Euro desceu 0,7% e na União Europeia recuou 0,4%.

Ver comentários
Saber mais produção industrial Zona Euro União Europeia Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio