Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Norte-americano detido em Portugal por alegado branqueamento com cripto será extraditado

A Polícia Judiciária deteve o cofundador da Samourai Wallet suspeito de usar o site para lavar dinheiro. Lonergan Hill aguarda a extradição. A PJ alerta que o branqueamento de capitais com cripto é uma tendência em ascensão.

O setor cripto, representado em Portugal pela associação liderada por Nuno Lima Luz, assistiu nos últimos meses à entrada em vigor de nova legislação europeia.
Dado Ruvic/Reuters

A Polícia Judiciária deteve um cidadão dos Estados Unidos no âmbito da Operação "Samourai" - coordenada pelas autoridades americanas (FBI) -, que vai ser extraditado para o país de origem, devido à existência de indícios do crime de branqueamento de capitais, em concreto através de criptomoedas, informou a PJ em comunicado. O processo de extradição decorre no Tribunal da Relação de Lisboa.

A nota de imprensa das autoridades não especifica quem é o indivíduo, mas na edição desta sexta-feira, o Jornal de Notícias revela que se trata de William Lonergan Hill, um homem de 65 anos que era o diretor tecnológico do site Samourai Wallet entre 2015 e 2024.

O cidadão norte-americano chegou a Portugal no verão do ano passado, sendo que antes "já residia na União Europeia", explicou  José Ribeiro, coordenador de investigação criminal da unidade nacional de combate ao cibercrime e criminalidade tecnológica da PJ, durante a conferência de imprensa, sobre este caso.

O Negócios sabe, entretanto, que William Lonergan Hill decidiu vir para Portugal por mote próprio e não a convite de uma rede mais alargada, tendo inclusivamente comprado casa no país. Contactadas pelo Negócios, duas fontes com conhecimento do setor dizem que o indivíduo era desconhecido do tecido empresarial cripto em Portugal.

William Lonergan Hill é "o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas", explica a nota da PJ, que não refere o nome do William, referindo-se apenas a um "cidadão norte-americano com pedido de extradição", que já foi presente a primeiro interrogatório. 

Ao todo, a plataforma terá, alegadamente, movimentado mais de 1,6 mil milhões em bitcoins, que foram utilizadas em transações "ricochet", um método cujo objetivo é desvanecer a origem de uma transação, alocando-o a outro ponto de partida.

A empresa oferecia ainda o serviço de  "whirlpool", que permitia uma espécie de mistura de criptomoedas, que envolve fundos potencialmente identificáveis ou "contaminados" com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação da origem da transação. Com esta estratégia é ainda possível dificultar o congelamento dos fundos por parte das autoridades.

A operação foi desenvolvida em vários países. Nos EUA foi detido o fundador e CEO do Samourai Wallet, Keonne Rodriguez, de 35 anos, acrescenta o Jornal de Notícias.

Em Portugal, em concreto em Lisboa, a operação foi executada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ, que contou com a colaboração Divisão de Investigação Criminal da Receita Federal (IRS-CI) dos EUA. 

Além da detenção, foram "realizadas várias buscas domiciliárias [em Lisboa] que conduziram à apreensão de bens materiais de elevado valor monetário e de um acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos e a cabal incriminação dos autores", detalha a PJ.

Durante a conferência de imprensa, em que retratou os detalhes desta operação, José Ribeiro alertou para o facto de se observar, quer a nível nacional quer internacional, um crescimento do branqueamento de capitais, através da utilização de criptoativos.

"Há, sem dúvida nenhuma, um crescimento [desta tendência] não só a nívek nacional como mundial. O que acontecia antes com as 'money mules' [nome dado a quem transporta dinheiro para efeitos de branqueamento] repete-se, hoje o procedimento é o mesmo, mas relativamente aos criptoativos". 

(Notícia atualizada às 13:22 horas)

Ver comentários
Saber mais Detenção Criptomoeda Portugal Estados Unidos Jornal de Notícias William Lonergan
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio