Notícia
Navigator aumenta preços do papel na Europa em 5% a 7%
O grupo explica a necessidade de aumentar os preços a partir de 1 de dezembro com o aumento dos custos de produção e com a recuperação da procura.
A The Navigator Company anunciou esta segunda-feira que vai aumentar o preço de todos os papéis de impressão e escrita (UWF, na sigla em inglês) em 5% a 7% na Europa a partir de 1 de dezembro.
Em comunicado, o grupo explica que "o ajustamento é necessário devido ao aumento estrutural dos valores de aquisição da maioria dos fatores de produção essenciais para o fabrico de papel, o que torna os atuais níveis de preços insustentáveis".
A Navigator diz ainda que adicionalmente, e mais recentemente, "a pasta de papel e a energia registaram aumentos significativos", e que "a recuperação da procura, visível nos mercados globais, também contribui para este ajustamento de preços".
A 20 de outubro a Altri tinha já anunciado que irá acompanhar a decisão da brasileira Suzano de aumentar os preços da pasta em novembro.
A empresa brasileira, que é a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEKP), anunciou ao mercado uma subida de 50 dólares por tonelada para a China e de 80 dólares por tonelada para a Europa e Estados Unidos.
A atualização dos preços, que entrará em vigor a partir de 1 de novembro, foi justificada pela Suzano devido à forte procura na China, um aumento das encomendas na Europa e a redução dos "stocks".