Notícia
Monsanto rejeita oferta de compra da Bayer
A empresa norte-americana Monsanto rejeitou esta terça-feira a oferta do grupo químico alemão Bayer para a adquirir por 62 mil milhões de dólares, mas afirmou-se disponível para negociações.
O conselho de administração da agro-química Monsanto "considerou por unanimidade a oferta da Bayer AG incompleta e financeiramente desajustada, mas continua aberto a prosseguir conversações construtivas para determinar se é possível uma transacção que seja do interesse dos accionistas da Monsanto", afirmou o grupo em comunicado.
"Acreditamos nas vantagens substanciais de uma estratégia integrada (...) e sempre respeitámos a actividade da Bayer", referiu o presidente da Monsanto, Hugh Grant, citado no comunicado, acrescentando, no entanto, que a empresa está subavaliada na proposta apresentada, que também "não oferece garantias necessárias para o financiamento da operação".
O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer lançou na segunda-feira uma oferta de aquisição da Monsanto, oferecendo 62 mil milhões de dólares (55,2 mil milhões de euros), pela totalidade do grupo norte-americano.
O objectivo da Bayer é criar um gigante mundial de produtos químicos e sementes geneticamente modificada, área em que a Monsanto é um dos líderes mundiais.