Notícia
Bayer pondera comprar Monsanto
A concretizar-se, a aquisição criaria a maior empresa do mundo no sector das sementes e dos químicos para a agricultura. Mas a combinação de negócios pode passar por cenários como compras selectivas ou "joint-ventures".
A empresa farmacêutica e química alemã Bayer está a estudar avançar para uma proposta de compra do gigante internacional do sector agrícola Monsanto, avança esta quinta-feira, 12 de Maio, a agência Bloomberg.
De acordo com aquele meio, que cita uma fonte não identificada dada como próxima do processo, a junção das duas empresas daria origem ao maior fornecedor mundial de sementes e de químicos para a agricultura.
A aproximação à empresa – que tem um valor de mercado de quase 40 mil milhões de dólares (35 mil milhões de euros, menos de metade dos 84 mil milhões em que está avaliada a Bayer) - deverá seguir-se aos contactos internos e com conselheiros, destinados a encontrar o financiamento da oferta, que pode passar pela venda de activos da companhia germânica.
Nem a Bayer nem a Monsanto quiseram pronunciar-se face à notícia.
A 21 de Março, a Bloomberg noticiava já uma possível combinação de negócios entre as duas companhias, mas em sentido inverso. Depois de falhada a compra da Syngenta em 2015, a Monsanto teria apresentado uma proposta para a compra de activos da Bayer e da também alemã BASF.
As acções da Bayer caem 3,68% para 96,23 euros às 13:27 na bolsa de Frankfurt, enquanto os títulos da Monsanto disparavam 12,87% na praça de Nova Iorque, no período de pré-negociação.