Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Menos dias úteis ditam queda do volume de negócios na indústria

O volume de negócios na indústria registou, em Novembro, uma queda de 5,2%, pressionado pelo mercado interno. O INE explica ainda que, a evolução do índice de volume de negócios foi "influenciado por um efeito de dias úteis".

Bloomberg
08 de Janeiro de 2015 às 12:15
  • ...

O volume de negócios na indústria passou para terreno negativo em Novembro. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 8 de Janeiro, mostram que o volume de negócios diminuiu 5,2% em termos homólogos. Em Outubro, este índice registou uma variação homóloga de 1,4%. O gabinete nacional de estatística aponta que, esta evolução foi influenciada "por um efeito de dias úteis, tendo-se observado menos um dia útil em Novembro face ao mês homólogo de 2013".

 

Além disso, o mercado nacional registou uma queda de 4,9% em Novembro, sendo que, em Outubro tinha verificado um crescimento de 2,7%. O índice do agrupamento da energia, que registou uma variação de -3,8%, e o agrupamento dos bens intermédios, com uma queda de 7,9% no décimo primeiro mês de 2014 "foram os mais influentes para a evolução do índice agregado".

 

Do lado oposto, está o índice dos bens de investimento, que registou um crescimento de 0,5%.

 

O mercado externo pressionou também o comportamento do índice de volume de negócios na indústria. As vendas ao exterior da indústria caíram 5,5% em Novembro face ao mesmo período de 2013. Em Outubro, o volume negócios na indústria para o mercado externo registou uma variação homóloga de -0,2%.

 

"Todos os agrupamentos apresentaram variações homólogas negativas. O principal contributo para a variação total foi dado pelo agrupamento de Bens de Consumo (-2,9 p.p.), em resultado de uma variação homóloga de -9,6% em Novembro, taxa inferior em 6,0 p.p. à verificada em Outubro. Os índices dos agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento passaram de aumentos de 4,5% e 12,4%, em Outubro, para diminuições de 2,4% e 3,9% em Novembro, respectivamente. O índice do agrupamento de Energia diminuiu 6,9% em Novembro (variação de -25,4% no mês anterior), tendo contribuído com -0,8 p.p. para a variação homóloga do índice total", refere o INE.

 

Por outro lado, aponta o gabinete de estatística, face a Novembro de 2013, o índice de emprego aumentou 1,0% em Novembro (0,9% no mês anterior). Os índices de remunerações e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, diminuíram 0,1% e 0,9%, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística Bens Intermédios volume de negócios na indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio