Notícia
Preços da produção industrial descem em toda a União Europeia
Os preços da produção industrial desceram, em Novembro, em praticamente todos os países da União Europeia. Apenas a Eslováquia teve subidas nesses preços e na Alemanha mantiveram-se inalterados face a Outubro. A queda no petróleo é a principal justificação.
Os preços de produção da indústria continuam em queda, essencialmente devido ao factor energia.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 8 de Janeiro, pelo Eurostat, em Novembro e face ao mês anterior os preços de produção na indústria caíram 0,3% na zona euro e 0,4% em toda a União Europeia. Em outubro a queda tinha sido de 0,3% na zona euro e de 0,5% na União a 28.
Portugal segue a tendência geral, tendo registado uma descida de 0,7% nos preços de produção em Novembro, o mesmo valor que já em Outubro tinha sido registado. Também em comparação com o ano anterior, os preços de produção na indústria atingiram uma queda de 1,1% em Portugal.
Considerando a zona euro, a queda de 0,3% está ligada, segundo o Eurostat, à descida na energia de 0,7%, aos consumos intermédios (0,3%).
A queda foi registada em praticamente todos os estadoso-membros, com as maiores quedas a registarem-se na Grécia e em Chipre, na Irlanda, Estónia, Espanha, Lituânia e Holanda se olharmos para a evolução de preços em cadeia.