Notícia
Custos de construção de habitação nova caem 0,1%
A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova no Continente foi -0,1% em Novembro, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo INE.
Os custos de construção de habitação nova no Continente registaram em Novembro uma variação homóloga negativa de -0,1%. Esta taxa é inferior em 0,6 pontos percentuais à que foi contabilizada no mês anterior, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 8 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta desaceleração foi determinada sobretudo pela componente "materiais", que registou uma variação homóloga de -1,3% em Novembro, o equivalente a um decréscimo de 1,2 pontos percentuais face ao mês precedente. O índice da componente mão-de-obra, informa também o INE, passou de uma de variação homóloga de 1 % em Outubro para 0,9% em Novembro.
Refira-se que o índice de custos de construção de habitação nova pretende medir a evolução do custo de construção de edifícios residenciais no Continente através de elementos apurados mensalmente e da compilação de informação sobre preços dos produtos afectos à construção de edifícios habitacionais, como preços de materiais de construção e salários de profissões da construção civil.
Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, também actualizado hoje, apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,3% (-0,1% em Outubro), a mesma registada pelo Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação.