Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos fecha compra de 66,1% da Efacec

Grupo José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves formalizaram esta sexta-feira a venda da maioria do capital da Efacec à Winterfell, de Isabel dos Santos. Ângelo Ramalho é o novo CEO da empresa.

  • ...

Os grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves formalizaram esta sexta-feira a venda de uma participação de 66,1% do capital da Efacec Power Solutions (EPS) à Winterfell, sociedade detida maioritariamente por Isabel dos Santos.


Em comunicado, o grupo José de Mello refere que "a transacção agora concluída representa uma solução que privilegia o futuro da Efacec e maximiza o seu valor, reforçando a continuidade, o desenvolvimento da empresa e a preservação de um centro de competência ímpar no País".

Também a Winterfell adianta em comunicado ter concluído esta sexta-feira a operação de aquisição de uma participação maioritária na Efacec com a celebração dos respectivos contratos. "Esta contratualização foi apenas possível após obtenção das diferentes aprovações de várias autoridades regulatórias, nomeadamente a Autoridade da Concorrência", explica.

A operação tinha sido anunciada a 4 de Junho, com a entrada da Winterfell na sociedade constituída a partir do universo de participações da Efacec, focada nos negócios de energia, ambiente e transportes, por 200 milhões de euros.

A Winterfell refere ainda que a sua participação accionista "reflecte uma visão de investimento estratégico e de longo prazo que permite reforçar financeiramente a Efacec, aumentar a sua capacidade de investimento e relançar a Efacec como centro de competências português com grande capacidade de internacionalização".

A empresa de Isabel dos Santos adianta ainda que foi já nomeada a nova administração executiva da Efacec, presidida por Ângelo Ramalho, até aqui presidente do conselho de administração da Alstom Portugal. Da nova equipa fazem ainda parte Francisco Nunes como administrador financeiro e Luís Delgado como vogal da comissão executiva.

A Winterfell sublinha ainda que as competências da Efacec Power Solutions "são amplamente reconhecidas e assumem uma particular relevância para os novos accionistas permitindo partilha significativa de know how e tecnologia e relevantes sinergias na exploração de novos mercados".

Por seu lado, o grupo liderado por Vasco de Mello refere no seu comunicado que a José de Mello e a Têxtil Manuel Gonçalves "assumem o estatuto de accionistas minoritários da EPS através da MGI Capital, da qual continuam a ser accionistas em partes iguais, sociedade que vai deter e gerir os negócios de manutenção industrial e energias renováveis".

Ver comentários
Saber mais Têxtil Manuel Gonçalves Efacec Ângelo Ramalho José de Mello Efacec Power Solutions Isabel dos Santos Winterfell
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio