Notícia
João Bento vai liderar a Gestmin (act)
A "holding" de Manuel Champalimaud, uma das accionistas de referência da REN com 5,9% do capital, escolheu o presidente da Efacec para o cargo de CEO.
A Gestmin vai passar a ser liderada por João Bento, até aqui presidente da Efacec.
De acordo com um comunicado da "holding" de Manuel Champalimaud, João Bento vai exercer as funções de vice-presidente e CEO da Gestmin "a partir de 1 de Novembro de 2015".
O gestor sai assim da empresa que passou a ter Isabel dos Santos com maior accionista, numa operação concretizada em Junho deste ano.
A Gestmin é a holding de Manuel Champalimaud, que tem como principal activo a posição de 5,9% no capital da REN. Nos órgãos sociais desta "family office", o único elemento fora da família Champalimaud era Félix Morgado, que deixou a Inapa para ser o presidente do Montepio.
João Bento substituiu Luis Filipe Pereira na liderança executiva da Efacec em 2011, sendo que antes era administrador executivo da Brisa.
João Bento "esteve sempre muito ligado aos temas de inovação, desenvolvimento de negócios e internacionalização, áreas estas, entre outras, a que se dedicará, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e crescimento sustentado do Grupo Gestmin", acrescenta o comunicado.
A Efacec não comunicou ainda o substituto de João Bento, sendo que depois de confirmada a entrada de Isabel dos Santos na empresa, foi noticiado que a empresária angolana pretendia alterar a gestão da empresa.
(notícia actualizada às 16h30 com confirmação da nomeação do comunicado da Gestmin)