Notícia
Isabel dos Santos escolhe Ângelo Ramalho para liderar a Efacec
Ângelo Ramalho, que ocupava até agora a presidência da Alstom, é o substituto de João Bento na liderança de Efacec. Isabel dos Santos e a Empresa Nacional de Distribuição de Energia de Angola controlam 66,1% da empresa.
Ângelo Ramalho é novo presidente da Efacec em substituição de João Bento. Esta mudança na gestão da Efacec resulta das alterações na estrutura accionista da empresa. Em Junho de 2015, a empresária angolana, Isabel dos Santos e a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) de Angola compraram, através da Winterfell, 66,1% do capital da Efacec Power Solutions ao Grupo José de Mello e à Têxtil Manuel Gonçalves por 200 milhões de euros. Estas duas entidades continuam como accionistas da Efacec, com uma posição de 33,9%.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Ângelo Ramalho, 52 anos, ocupava desde Dezembro de 2006 a presidência da Alstom Portugal, empresa de infra-estruturas de produção de energia e transporte ferroviário.
A 22 de Outubro de 2015 foi comunicada a saída de João Bento para a presidência da Gestmin, "holding’ de Manuel Champalimaud, a qual é um dos accionistas de referência da REN com 5,9% do capital.
A aquisição da Efacec marcou a entrada de Isabel dos Santos numa nova área de negócios, a da engenharia e infra-estruturas de energia. Esta aposta eirá também servir para que a empresa aumente a sua presença em Angola, onde já prestou serviços nos domínios da engenharia, infra-estruturas de telecomunicações, transformadores e, aparelhagem eléctrica, tendo entre os seus clientes a Unitel, operadora de telecomunicações da qual Isabel dos Santos é accionista de referência.
"O nosso investimento consubstancia um projecto de parceria de longo prazo que visa reforçar a capacidade financeira da Efacec, aumentando a sua capacidade de aceder a novos mercados e competências", afirmou a 5 de Junho de 2015 ao Negócios, Mário Leite Silva, líder da Santoro, "holding" pessoal de Isabel dos Santos, para justificar esta compra.
No curriculum profissional de Ângelo Ramalho destacam-se passagens pela Shell, como director de área (1991-1995), pela Lisboagás, como presidente executivo (2003-2005) e pela Galp Energia, como director-geral do sector de GPL (2005-2006), de onde saiu para liderar a Alstom.