Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos escolhe Ângelo Ramalho para liderar a Efacec

Ângelo Ramalho, que ocupava até agora a presidência da Alstom, é o substituto de João Bento na liderança de Efacec. Isabel dos Santos e a Empresa Nacional de Distribuição de Energia de Angola controlam 66,1% da empresa.

Fábio Arruda/Jornal de Negócios
23 de Outubro de 2015 às 16:47
  • 6
  • ...

Ângelo Ramalho é novo presidente da Efacec em substituição de João Bento. Esta mudança na gestão da Efacec resulta das alterações na estrutura accionista da empresa. Em Junho de 2015, a empresária angolana, Isabel dos Santos e a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) de Angola compraram, através da Winterfell, 66,1% do capital da Efacec Power Solutions ao Grupo José de Mello e à Têxtil Manuel Gonçalves por 200 milhões de euros. Estas duas entidades continuam como accionistas da Efacec, com uma posição de 33,9%.


Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Ângelo Ramalho, 52 anos, ocupava desde Dezembro de 2006 a presidência da Alstom Portugal, empresa de infra-estruturas de produção de energia e transporte ferroviário.

A 22 de Outubro de 2015 foi comunicada a saída de João Bento para a presidência da Gestmin, "holding’ de Manuel Champalimaud, a qual é um dos accionistas de referência da REN com 5,9% do capital.


A aquisição da Efacec marcou a entrada de Isabel dos Santos numa nova área de negócios, a da engenharia e infra-estruturas de energia. Esta aposta eirá também servir para que a empresa aumente a sua presença em Angola, onde já prestou serviços nos domínios da engenharia, infra-estruturas de telecomunicações, transformadores e, aparelhagem eléctrica, tendo entre os seus clientes a Unitel, operadora de telecomunicações da qual Isabel dos Santos é accionista de referência.


"O nosso investimento consubstancia um projecto de parceria de longo prazo que visa reforçar a capacidade financeira da Efacec, aumentando a sua capacidade de aceder a novos mercados e competências", afirmou a 5 de Junho de 2015 ao Negócios, Mário Leite Silva, líder da Santoro, "holding" pessoal de Isabel dos Santos, para justificar esta compra.


No curriculum profissional de Ângelo Ramalho destacam-se passagens pela Shell, como director de área (1991-1995), pela Lisboagás, como presidente executivo (2003-2005) e pela Galp Energia, como director-geral do sector de GPL (2005-2006), de onde saiu para liderar a Alstom.

(Notícia corrigida às 16h53. A participação adquirida foi de 66,1% e não de 65% como inicialmente se escreveu.)

Ver comentários
Saber mais Isabel dos Santos Efacec Ângelo Ramalho João Bento Mário Leite Silva Gestmin Winterfell ENDE Santoro Shell Galp Angola energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio