Notícia
Ferrero compra empresa britânica de chocolates
Num movimento raro, a italiana Ferrero Rocher faz proposta para comprar a britânica Thorntons. Depois da morte do patriarca até se chegou a falar da venda da Ferrero, mas a empresa dá o sinal contrário e avança para uma aquisição.
A Ferrero fez uma oferta pela companhia britânica Thorntons de 112 milhões de libras (cerca de 156 milhões de euros), num movimento raro da empresa de chocolates italiana.
A operação, que já mereceu o aval da administração da Thorntons, junta dois dos maiores produtores de chocolate europeus. E, segundo a Reuters, é o primeiro movimento da Ferrero Rocher desde que o patriarca do grupo, Michele Ferrero, morreu no ano passado. Nessa altura falou-se, então, de uma possível compra da Ferrero por parte de concorrentes como a Mondelez, Nestlé, Mars e Hershey.
Mas o presidente executivo, Giovanni Ferrero, desmentiu sempre essa possibilidade, dizendo que estaria, pelo contrário, a considerar crescer por aquisição.
A Thorntons é uma empresa familiar britânica, que começou em 1911 quando Joseph William Thornton abriu a primeira loja em Sheffield, mas nos meses mais recentes tem estado a lutar contra um corte de encomendas não esperado por parte de dois grandes clientes, o que levou mesmo à saída do presidente. Durante muitos anos, a companhia cresceu com a venda de chocolates considerados de luxo.
A administração da empresa diz que a oferta, em dinheiro, é "justa e razoável", pelo que tem a intenção de recomendar aos accionistas a sua aceitação.
A Ferrero já detém 29,9% da Thorntons, depois de ter adquirido a posição accionista de Chrystal Amber, do ex-presidente John von Spreckelsen e parte da posição da holding de Hotchkis & Wiley.