Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa de mármores de Santarém vende 30% para a China

A Mocapor, empresa familiar de mármores de Alcanede, Santarém, entrou na China em 1998, mercado que hoje representa 30% do volume de facturação, o equivalente a três milhões de euros, disse à Lusa o responsável pela área de gestão.

O mercado chinês vale cerca de três milhões de euros de vendas para a empresa portuguesa de mármores Mocapor.
01 de Dezembro de 2018 às 10:35
  • ...

Entrou há 20 anos na China, mercado que vale actualmente 30% da facturação da Mocapor, o que representa cerca de três milhões de euros, disse à Lusa o responsável pela área de gestão desta empresa familiar de mármores de Alcanede, Santarém.

 

"O mercado chinês representa cerca de três milhões de euros por ano. É um mercado no qual nós, se quiséssemos, conseguiríamos crescer [...] Não queremos estar completamente concentrados neste mercado. Vendemos aquilo que queremos para o mercado chinês", disse o responsável pela gestão e área comercial da empresa de mármores, Francisco Luís, em declarações à Lusa.

 

A relação da empresa do distrito de Santarém com o mercado chinês data de 1998, ano em que foi abordada pelos próprios empresários asiáticos.

 

"Já tinham visto os nossos materiais. Existe uma feira anual em Verona [Itália] onde as empresas estão expostas. Paris é a capital da moda, assim como Itália é a capital da moda da pedra", contou. 

 

Porém, segundo o responsável, apesar de a China não ser um mercado fácil, está atento à concorrência.

 

"Se um potencial cliente vir um produto novo, não é fácil fazer com que ele compre, mas se eu disser: 'atenção que está aqui uma outra empresa que também me está a comprar', então é mais fácil de convencer o cliente", exemplificou. 

 

O mercado chinês representa cerca de 30% do volume de negócios da Mocapor, valor que a empresa espera vir a superar em 2019.

 

"Tem havido a procura de alguns produtos que, até este momento, não eram tradicionais para o mercado chinês, o que me deixa antever que o próximo ano vai ser de igual crescimento e até pode vir a atingir valores superiores aos registados, porque as condições económicas e as perspectivas de trabalho [na China] são, francamente, positivas", referiu.

 

Em causa está a compra de mármores em tons mais escuros, tendência que era, tradicionalmente, reservada aos mercados europeu e americano. 

 

Criada há mais de 30 anos, a empresa de génese familiar está também presente em países como a Austrália, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Rússia.

 

Actualmente a Mocapor tem sete explorações próprias, desenvolvendo o processamento e transformação da matéria-prima até ao produto final.

Ver comentários
Saber mais mocapor mármores china alcanede francisco luís
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio