Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida oculta pode levar Pescanova à falência técnica

Uma auditoria conduzida pela BDO revelou que a empresa espanhola tinha 1.408 milhões de euros de passivo não declarado em participações no estrangeiro e operações de crédito documentário.

Correio da Manhã
08 de Abril de 2013 às 12:54
  • 4
  • ...

O valor da dívida ocultada pela Pescanova, que ascende aos 1.408 milhões de euros pode conduzir o grupo à falência. A quantia descoberta pela auditora BDO excede o património líquido do grupo espanhol que, a 30 de Setembro de 2012, estava avaliado em 756 milhões de euros.

 

Apesar da elevada quantia ocultada, o valor da dívida da Pescanova pode ser ainda maior, uma vez que os auditores não tiveram ainda acesso a toda a documentação, revela o “El País”. Além dos documentos podem ainda haver activos não declarados.

 

Banca e auditores concluíram que a Pescanova escondia, através de “empresas fantasma”, participações em filiais no estrangeiro, declarando apenas uma participação minoritária de maneira a não incluir o valor da dívida no passivo consolidado. As entidades suspeitam ainda, de acordo com o diário espanhol, de operações de crédito documentário, utilizado no comércio internacional, que aumentará o passivo não declarado.

 

A existência de operações e participações não declaradas torna inútil o relatório apresentado pela BDO ao conselho de administração da empresa, a 26 de Fevereiro. No relatório, o auditor apontava para uma “auditoria favorável”, tanto às contas individuais e consolidadas da Pescanova, prevendo o mesmo para as contas das subsidiárias espanholas e estrangeiras. Na altura, antes de conhecidos os resultados relativos ao exercício de 2012, a empresa de auditoria dava o trabalho de inspecção como “substancialmente concluído” e sem “incidentes destacados”, faltando apenas documentos, considerados “não significativos”, para a conclusão da análise às contas.

 

Porém, o cenário mudou radicalmente quando a Pescanova decidiu não apresentar as contas e admitiu, posteriormente, a existência de dívida oculta.

 

Além das contas relativas a 2012, o regulador do mercado espanhol, a CNMV, pede agora explicações sobre o pedido voluntário de credores e o motivo da rescisão do contrato com a BDO, que até à última quinta-feira, e durante a última década, foi a auditora da Pescanova.

 

Em Fevereiro, a Pescanova solicitou um pré-concurso de credores, com uma dívida de cerca de 2.700 milhões de euros. Na última sexta-feira, o grupo espanhol apresentou o concurso de credores.

Ver comentários
Saber mais Pescanova dívida concurso credores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio