Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento da actividade industrial na Zona Euro abranda em Janeiro

O índice que mede a actividade das indústrias da Zona Euro desceu no mês passado, pressionado pelo abrandamento na Alemanha e Itália e pela estagnação em França.

Paulo Duarte
01 de Fevereiro de 2016 às 10:07
  • 1
  • ...

O índice de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa) para a indústria da Zona Euro, da Markit Economics, caiu de 53,2 pontos, em Dezembro, para 52,3 pontos em Janeiro, com a produção e as novas encomendas a crescerem a um ritmo mais brando no início de 2016.

O PMI manteve-se, assim, acima da barreira dos 50 pontos – que faz a fronteira entre a expansão e a contracção – pelo 31º mês consecutivo.

Contudo, o crescimento da actividade industrial na região da moeda única foi o mais lento dos últimos quatro meses.

"A economia industrial da Zona Euro perdeu impulso no início do ano. Tendo acelerado por três meses consecutivos, a taxa de crescimento desceu do máximo de 20 meses atingido no final de 2015", refere Chris Williamson, economista-chefe da Markit Economics, citado no comunicado.

A actividade industrial abrandou o seu crescimento em duas das maiores nações industriais da Europa, a Alemanha e a Itália, e estagnou em França.

Em Espanha, por outro lado, o crescimento da indústria foi o mais elevado dos últimos oito meses, com o PMI a fixar-se nos 55,4 pontos. Na Irlanda atingiu os 54,3 pontos, o valor mais alto dos últimos seis meses. 

Ver comentários
Saber mais PMI indústria Zona Euro Markit Economics Chris Williamson Europa Alemanha Itália Espanha Irlanda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio