Notícia
CEO recebe ministro: “A Efacec tem EBITDA positivo e recorde de faturação em março”
“Os resultados positivos dos últimos seis meses são muito animadores, dado que o inicio da recuperação foi assinalada no último trimestre de 2020, transitando para o primeiro trimestre de 2021, com um EBITDA positivo”, revelou Ângelo Ramalho a Siza Vieira.
Com o processo de reprivatização dos 71,73% da Efacec a marcar passo, o ministro da Economia visitou a Efacec, esta terça-feira, 13 de abril, numa sessão guiada pelo chairman e CEO da empresa, que partilhou com Pedro Siza Vieira a nova estrutura organizacional da empresa, o novo modelo de gestão, as soluções estruturantes implementadas desde o início do mandato e os resultados já alcançados.
"É com enorme satisfação que comunicamos que, contra todas as expectativas, a Efacec conseguiu arranjar fôlego e recuperou nos últimos seis meses, alavancando-se numa forte aposta em inovação tecnológica neste período", começou por declarar Ângelo Ramalho.
"Os resultados positivos dos últimos seis meses são muito animadores, dado que o inicio da recuperação foi assinalada no último trimestre de 2020, transitando para o primeiro trimestre de 2021, com um EBITDA positivo. O mês de março registou um recorde de faturação na história recente da empresa, potenciando que tenha sido alcançado o objetivo do trimestre", referiu, ainda, o líder da empresa.
Recorde-se que a Efacec fechou 2020 com receitas de 220,2 milhões de euros, menos 37,6% do que no ano anterior, e um EBITDA negativo de 19,8 milhões de euros, contra os 22 milhões de euros positivos registados em 2019.
Em comunicado, a Efacec, que está em processo de recuperação, realça que "a curva de recuperação é visível", dando conta do registo de "dois trimestres consecutivos positivos, mantendo sempre uma forte aposta em inovação tecnológica".
De resto, salientou, "nos últimos seis meses a empresa lançou produtos novos na área de transportes, transformadores, mobilidade elétrica", tendo também lançado "uma plataforma de inovação aberta dirigida a empreendedores e start-ups nacionais e internacionais".
"Ao nível da inovação tecnológica, e num ano particularmente desafiante, torna-se importante destacar o reconhecimento mundial ao nível de design de produto que a Efacec acaba de receber com a atribuição de dois Red Dot Design Award, na categoria Product Design 2021", com a empresa a garantir que este "é o prémio mais conceituado do mundo e que marca a capacidade de inovação e o pioneirismo permanentes de uma empresa tecnológica como a Efacec".
O Red Dot Award foi atribuído ao transformador modular (Modular Systems), patenteado e aplicado pela empresa, pela primeira vez, em dezembro de 2020, "pela sua riqueza estética, impacto de design, funcionalidades digitais avançadas e contributo para a redução da pegada carbónica".
(Notícia atualizada às 16:21)