Notícia
Antigo “homem Sonae” do Porto senta-se na administração de gigante de colas dos EUA
João Magalhães, que já dividiu a sua vida entre Portugal, França, Inglaterra e Espanha, vai passar mais tempo no Minnesota, agora que integra a comissão executiva da H. B. Fuller, uma dos maiores fabricantes mundiais de adesivos industriais, que emprega 500 pessoas em Portugal.
Natural da Invicta, 45 anos, João Magalhães licenciou-se em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e tirou um MBA na London Business School, tendo iniciado a sua carreira na Sonae, onde desempenhou diversas funções em diferentes áreas de negócio.
"Comecei na ‘casa-mãe’, a Sonae SGPS. Foi a minha primeira grande ‘escola’, da qual tenho muito orgulho de ter pertencido e aprendido muito", confessou João Magalhães, em declarações ao Negócios.
"Deu-me grandes oportunidades e uma aprendizagem única. É sem dúvida a referência na gestão em Portugal", considerou.
Depois de "10 anos fantásticos" na Sonae, em 2012ingressou na H.B. Fuller, que é uma das maiores fabricantes mundiais de adesivos industriais.
Na multinacional norte-americana, já ocupou uma vasta paleta de funções de liderança, incluindo a gestão dos segmentos globais de "mobility" e de "woodworking and composites" do grupo.
Além disso, liderou a área de "durable assembly" na região EIMEA, os canais de vendas alternativos na EIMEA e o negócio de adesivos para construção na Europa.
O seu percurso inclui ainda funções de liderança nas áreas de finanças, análise de dados e integração de negócios, a que acresce o cargo de administrador da H.B. Fuller Portugal, onde o grupo norte-americano detém, em Vila do Conde, uma operação com cerca de 500 trabalhadores, que acresce à vertente produtiva uma unidade de I&D e "um centro global de serviços de excelência" em áreas como a financeira, apoio a clientes, compras e tecnologias de informação.
"O avião é provavelmente onde passo mais tempo"
João Magalhães ruma agora aos Estados Unidos. Desde 1 de março que integra a comissão executiva da H.B. Fuller, assumindo o cargo de vice-presidente sénior de Adesivos para Engenharia, supervisionando áreas como eletrónica, mobilidade, aeroespacial, "e-power" e "clean energy", que abrangem cerca de 2.200 trabalhadores e geram vendas superiores a mil milhões de euros.
João Magalhães passa assim a integrar um restrito grupo de gestores portugueses com carreira de relevo na gestão executiva de empresas americanas, sendo o único europeu a fazer parte do órgão de gestão de liderança global da H.B. Fuller, informação que foi já comunicada à bolsa de Nova Iorque.
"Já dividi a minha vida entre Portugal, França, Inglaterra e Espanha, mas diria que o avião é provavelmente onde passo mais tempo", gracejou João Magalhães.
"Nestas primeira 12 semanas do ano, passei quatro na Ásia, quatro nos Estados Unidos e as outras quatro na Europa. Estou onde os clientes e o negócio se desenvolve. Estamos com um forte desenvolvimento na Ásia e nos Estados Unidos, pelo que o foco nestes mercados é grande", explicou o gestor.
Com sede em Minnesota, a H.B Fuller conta com 81 instalações industriais em 26 países, emprega aproximadamente 7.500 pessoas e fechou o ano de 2024 com receitas de 3,57 mil milhões de dólares (3,31 mil milhões de euros).
João Magalhães foi também fundador da Wegho, plataforma online que presta serviços de limpeza doméstica.
Lançada em 2017, juntamente com o seu irmão Carlos Magalhães e o primo Luís Machado, a Wegho conta com mais de oito mil utilizadores registados.