Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indústria trava queda em Setembro

Apesar de ter voltado a recuar em Setembro, registou-se um abrandamento na queda da actividade industrial comparativamente a Agosto deste ano. O volume de negócios no mercado nacional aumentou, tendo contribuído para isso o segmento de bens de investimento.

09 de Novembro de 2015 às 12:11
  • ...
O volume de negócios da indústria recuou 0,1% em Setembro, face ao mesmo mês de 2014, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira, 9 de Novembro de 2015. Todavia, esta quebra foi muito inferior à de 1% registada no mês de Agosto.

A contribuir para esta travagem entre Agosto e Setembro de 2015 esteve o mercado nacional, cujo volume de negócios aumentou 0,2% em Setembro, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Nesta rubrica pesou especialmente o agrupamento de bens de investimento, ao passar de uma redução de 2,4% em Agosto para um aumento de 25,9% em Setembro.

Já as vendas com destino ao mercado externo caíram 0,5% em Setembro.

O segmento da energia foi o que mais penalizou globalmente a actividade industrial, tendo sido o único a registar um recuo no comparativo entre Setembro de 2014 e 2015. O índice do agrupamento de energia caiu 8,6% em termos homólogos.

Já o segmento de bens de investimento foi o que registou "o contributo positivo mais expressivo", refere o relatório do INE, tendo avançado de 9,5% em Setembro, face ao mesmo mês do ano passado.

Os segmentos de bens de consumo e de bens intermédios registaram avanços de 1,1% e de 1%, respectivamente.

Já o segmento da indústria transformadora aumentou 0,7% em Setembro.

Em termos trimestrais, a actividade industrial no terceiro trimestre de 2015 subiu 0,1% comparativamente ao mesmo período de 2014, um avanço todavia inferior ao de 2,8% registado no segundo trimestre deste ano.

No terceiro trimestre deste ano, a variação homóloga no mercado nacional foi de -0,5% e no mercado externo foi de 0,8%.
Ver comentários
Saber mais INE Indústria Transformadora economia negócios e finanças empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio