Notícia
Indústria cresce na Zona Euro e estabiliza na China
O indicador de actividade industrial na Zona Euro cresceu em Setembro, a um ritmo moderado, tal como já tinha sido divulgado. Na China o indicador estabilizou, quando se previa uma nova queda.
O índice PMI para a indústria, que mede a actividade deste segmento, recuou de 52,3 pontos, em Agosto, para 52,0 pontos em Setembro, o que significa que a indústria na Zona Euro está a crescer, já que leituras acima dos 50 pontos indicam expansão.
Esta leitura é idêntica à primeira, que tinha sido divulgada a 23 de Setembro, segundo os dados divulgados pela Markit esta quinta-feira, 1 de Outubro.
Por países, apenas a Grécia tem uma leitura de contracção da indústria, tendo França saído dessa situação.
Já a China viu o indicador de actividade industrial melhorar para 49,8 pontos, em Setembro, segundo o instituto de estatística do país, o que apesar de ainda revelar contracção, supera a previsão dos analistas consultados pela Bloomberg que previam uma leitura média de 49,7 pontos e aponta para uma estabilização do indicador.
Estes indicadores, sobretudo o da China, estão a animar os investidores e a provocar subidas superiores a 1% nas bolsas europeias. Em Xangai o principal índice ganhou 0,48% para 3.052,782 pontos, com os investidores a aliviarem a pressão sobre os mercados bolsistas proveniente dos receios em torno de uma travagem brusca da economia chinesa.