Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda de casas em Portugal cresce ao ritmo mais rápido desde 2010

O inquérito RICS/Ci, relativo ao mercado imobiliário português, mostra que a venda de casas em território nacional está a ganhar um folego, estando mesmo a avançar ao ritmo mensal mais rápido dos últimos cinco anos.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 11 de Novembro de 2015 às 19:15
  • 2
  • ...

A venda de casas em Portugal está a ganhar um novo fôlego. De acordo com o inquérito do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e do Confidencial Imobiliário (Ci), cujas conclusões foram enviadas às redacções, refere que "o volume de vendas cresceu ao ritmo mensal mais rápido desde que este inquérito foi lançado, em 2010".

Além disso, o "Portuguese Housing Market Survey" mostra que "a procura registou o crescimento mais acelerado dos últimos seis meses", sendo que este indicador "tem subido – com maior ou menor intensidade – desde Julho de 2013".

Este estudo salienta ainda que os preços das habitações "continuam a recuperar dando continuidade ao percurso de subida que se regista há dez meses consecutivos e que veio interromper quatro anos de quedas".

Relativamente ao mercado de arrendamento, este inquérito revela que a procura "voltou a aumentar de forma sólida em Setembro acompanhada por uma forte quebra das novas instruções por parte dos proprietários". O desequilíbrio entre a oferta e a procura levaram a uma subida das rendas no nono mês de 2015, "ainda que de forma marginal".

Em comunicado, Simon Rubinsohn, economista-sénior do RICS, defende que os resultados do estudo relativo a Setembro "mostram que a melhoria em curso da actividade no mercado está a ganhar força". "E isso está a ser impulsionado por uma maior confiança dos consumidores para realizar compras importantes, de grande valor, que atinge um novo pico no pós-crise à medida que o cenário económico continua a melhorar".

Ricardo Guimarães, Director da Ci, também em comunicado, sustenta que o mercado imobiliário "está a consolidar a sua recuperação". "Os empréstimos bancários estão a aumentar, a procura está a crescer e a confiança a reforçar-se", acrescentou.

O RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) reuniu, em Setembro, um painel de 150 inquiridos

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Portugal Confidencial Imobiliário Royal Institution Chartered Surveyors imobiliário venda de casas arrendamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio