Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Sierra despacha Europa Central para gigante belga em Portugal

O fundo Mitiska Reim, que detém meia dúzia de “retail parks” no nosso país e está a investir 20 milhões de euros em Portimão, adquiriu o maior “shopping” da cidade polaca de Gliwice, numa operação transacionada pela Sierra Balmain.

  • ...

Em janeiro de 2019, a Sonae Sierra anunciava a entrada no mercado polaco através da aquisição de uma participação de 50% na Balmain Asset Management, gestora de serviços ligados ao imobiliário.

 

"A 'joint venture' Sierra Balmain irá focalizar-se inicialmente na expansão dos serviços do portefólio atual da Balmain, que já conta com 15 centros comerciais localizados em 15 cidades da Polónia", referia, na altura, o braço imobiliário do grupo liderado por Cláudia Azevedo.

 

Atualmente, a Sierra Balmain gere um portfólio de duas dezenas de centros comerciais na Polónia, que está avaliado em mais de mil milhões de euros, num total de 1.350 contratos com lojistas em mais de 600 mil metros quadrados de área bruta locável.

 

Entretanto, esta segunda-feira, 3 de abril, a Sierra Balmain comunicou que um dos ativos da sua carteira, "o Europa Centralna, maior centro comercial de Gliwice, tem um novo proprietário".

 

Trata-se do fundo de investimento belga Mitiska Reim, tendo a transação do Europa Centralna (Europa Central, em português) sido "fechada em 29 de março de 2023", revela a Sierra Balmain.

 

"Em linha com a nossa estratégia de longo prazo, encontramos uma solução que vai garantir liquidez financeira para uma transação complexa num setor exigente. Continuamos a ver um grande potencial na Polónia, na Europa Central e de Leste, e estamos a explorar mais oportunidades de investimento", afirma Ola Mazzini, COO Sierra Balmain.

 

O Europa Centralna, que ocupa um terreno de 27 hectares, é composto por um "retail park" com 39.700 metros quadrados de área bruta locável e uma galeria com 27.300, contando também com um mega parque de estacionamento com capacidade para dois mil veículos.

 

Ora, o Mitiska Reim também está presente em Portugal, onde tem seis activos em funcionamento (Parque Mondego, em Coimbra; Focus Park Canidelo, em Vila Nova de Gaia; Alverca Park; Santarém Retail Park; Aveiro Retail Park; e o Lima Retail Park, em Viana do Castelo) e está a investir cerca de 20 milhões de euros na construção do Nova Vila Retail Park, em Portimão.

 

O projeto algarvio está a ser erguido no local onde existia o Portimão Retail Park, empreendimento inaugurado em 2006 e que foi totalmente destruído por um incêndio em 2012. Dois anos depois, o local foi alvo de trabalhos de limpeza, tendo desde então ficado devoluto.

 

O Nova Vila Retail Park irá contar com cerca de 22 mil metros quadrados de área bruta locável, distribuída por duas dezenas de lojas, com o promotor a estimar a criação de mais de 200 postos de trabalho.

 

Ver comentários
Saber mais sonae sierra sierra balmain centros comercias shoppings europa centralna mitiska reim gliwice
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio