Notícia
Belgas vão investir mais de 20 milhões a reconstruir "retail park" algarvio ardido em 2012
Cinco anos depois de ter adquirido o terreno onde existia o Portimão Retail Park, o fundo Mitiska lança a primeira pedra do futuro Nova Vila Retail Park, denominação que provém do nome dado à cidade no século XV pelo rei D. Afonso V – Vila Nova de Portimão.
Inaugurado em 2006, o Portimão Retail Park foi totalmente destruído por um incêndio em 2012. Dois anos depois, o local foi alvo de trabalhos de limpeza, tendo desde então ficado devoluto:
4 de junho de 2024: a gestora de fundos belga Mitiska Reim lança a primeira pedra do Nova Vila Retail Park, tendo adjudicado à bracarense DST a responsabilidade da empreitada de reconstrução do empreendimento ardido há uma dúzia de anos.
"A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi simbolicamente comemorada com a plantação da primeira laranjeira no terreno, que é o símbolo do futuro ‘retail park’", realça a Mitiska, em comunicado.
Inserido num lote de cerca de 10hectares, o projeto terá cerca de 23 mil metros quadrados de área bruta locável e 832 lugares gratuitos para o público, num "investimento superior a 20 milhões de euros".
A obra, cinco anos depois de a Mistiska ter adquirido o terreno, "terá a duração de aproximadamente um ano e estima-se que esteja concluída na primeira metade de 2025".
O Nova Vila Retail Park será composto por 17 lojas e incluirá ainda duas lojas âncora - um supermercado e uma loja de materiais de construção e bricolage -, uma zona dedicada à restauração, um "standalone" e uma bomba de gasolina.
"Foi um projeto estudado durante vários anos e não temos dúvidas de que este irá ser um dos melhores ‘retail parks’ do país", acredita Enzo Guidez, "country manager" a Mitiska Reim.
A origem da denominação do novo "retail park" algarvio provém do nome dado a Portimão no século XV pelo rei D. Afonso V – Vila Nova de Portimão.