Notícia
Quem é o empresário que vai controlar a Comporta
Pedro Almeida fez carreira no negócio dos petróleos. Chegou a ser sócio de Patrick Monteiro de Barros na Sigmoil, cuja criação teve a ajuda de Ricardo Salgado. Desde 2009 tem diversificado investimentos. Financiou o Prego Gourmet, é accionista do Observador e quer a Comporta.
Ao longo da sua carreira, o empresário, que em 2009 fundou a sua própria empresa de "trading" de petróleo e navegação, a Ardma, foi-se cruzando com antigos responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES). E mantém relações cordiais com vários membros da família que controlava a Herdade da Comporta, até ao colapso do GES em 2014.
É já nos primeiros anos da década de 1980 que Almeida e Monteiro de Barros se tornam sócios, juntamente com Jean Claude Gandur e Andreas Dossembach. Criaram a Sigmoil Resources, "trading" de petróleo com sede em Genebra.
O lançamento da empresa, em 1984, conta com o apoio do antigo líder do GES. "Ricardo Salgado, recém-chegado do Brasil, põe à sua disposição [de Monteiro de Barros] a Gestar, uma empresa do GES especializada na criação de sociedades, liderada por Roland Cottier, que trata de todos os assuntos administrativos, aluguer e apetrechamento do escritório, bem como do recrutamento de pessoal de secretariado", conta o livro "Patrick Monteiro de Barros, Uma Vida à Bolina".
Pedro Almeida acaba por sair para a Addax, empresa de exploração de petróleo independente, de que se torna accionista e que em 2009 é vendida por 7,3 mil milhões de dólares, como noticiou o Público na altura. Desde então, o empresário gere a Ardma, que tem sede em Genebra e negócios em Portugal.
Além de desenvolver actividade na área do "trading" de petróleo e da navegação, nos últimos anos, Pedro Almeida investiu noutras áreas, desde o imobiliário à restauração, passando pela comunicação social. A Ardma Imobiliária, sociedade através da qual vai adquirir a Herdade da Comporta, foi criada em Julho do ano passado.
O empresário foi um dos principais financiadores da cadeia de "fast food" Prego Gourmet, projecto iniciado em 2010. E é também um dos accionistas de referência do jornal online Observador
Nascido em Coimbra, Almeida tem residência na Suíça. É casado, tem três filhos e é avô.