Os preços de compra de habitação em Portugal subiram 8% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, enquanto na Zona Euro a subida foi de 3,8%.
Os dados revelados esta quarta-feira, 11 de Outubro, pelo Eurostat mostram que a subida de Portugal foi a quinta maior verificada no espaço do euro, superada pelos ganhos da Irlanda, Lituânia, Letónia e Eslovénia. Este foi também o quarto trimestre consecutivo de aceleração para os preços do imobiliário no país, configurando a maior subida anual desde, pelo menos, o primeiro trimestre de 2009 (período em que se inicia a série de dados disponíveis no organismo europeu de estatísticas).
O ritmo de subida dos preços em Portugal é duas vezes superior à média da Zona Euro e fica também acima da média da União Europeia
Entre os países da Zona Euro, o único a registar uma queda dos valores face ao mesmo período do ano passado foi Itália, onde os preços caíram 0,2%.
No mapa em cima pode avaliar a evolução dos preços em todos os países da União Europeia.
Como ler o mapa: Ao passar o cursor pelos vários países, vê a variação dos preços das habitações relativo ao período mais recente (neste caso o segundo trimestre de 2017). Ao seleccionar um país, vê o gráfico da evolução dos trimestres mais recentes. Pode ainda alterar a legenda, para ver apenas os países que apresentam valores para o intervalo definido. Para isso tem que arrastar o cursor, que se situa a verde na parte inferior da legenda.