Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mapa: Os preços a que as casas estão a ser vendidas em todos os concelhos do país

Veja no mapa do Negócios o preço mediano de venda das casas em todos os concelhos do país no terceiro trimestre de 2018. Em mais de três quartos dos municípios os preços subiram face ao período homólogo.

  • ...

Se está a ver esta notícia da aplicação do Negócios clique aqui.

 

Os preços das casas continuam a subir a bom ritmo em Portugal e as valorizações mais assinaláveis verificam-se em Lisboa, no Porto e outras grandes cidades. A tendência de aumentos é dominante, mas a discrepância nos valores ainda é bastante elevada, como é visível no mapa em cima, que foi elaborado pelo Negócios com base nos dados divulgados esta semana pelo INE.

 

As zonas a vermelho identificam os concelhos com preços de venda acima da média nacional. Estão quase todos no litoral e no Algarve. Já no interior e centro estão os concelhos onde os preços de venda chegam a ser 20 vezes mais baixos do que na capital.

 

Entre os 308 concelhos do país, os preços medianos de venda no terceiro trimestre deste ano aumentaram em 234, o que representa mais de 75% do total. Apenas num em cada quatro concelhos os preços desceram no terceiro trimestre do ano passado face ao mesmo período de 2017.

 

No "ranking" dos municípios nacionais, Lisboa volta a destacar-se com o preço mediano de venda de casas mais elevado: 2.877 euros por metro quadrado. Cascais e Oeiras ocupam a segunda e terceira posições, com preços de 2.167 euros por metro quadrado e 1.878 euros por metro quadrado, respetivamente.

 

Nas posições opostas surgem os municípios de Pampilhosa da Serra, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo de Rodrigo com os preços de venda mais baixos, a nível nacional, de 130 euros por metro quadrado, 134 euros por metro quadrado e 171 euros por metro quadrado, respetivamente.

Deste modo, a diferença entre Lisboa e Pampilhosa da Serra é de 2.747 euros por metro quadrado. Ou seja, se quiser comprar um imóvel em Lisboa, terá que pagar 20 vezes mais do que teria que pagar na Pampilhosa da Serra.

 

984 euros por metro quadrado

 

A nível nacional, o preço mediano de venda atingiu os 984 euros por metro quadrado, no terceiro trimestre de 2018, o que representa um aumento de 1,5% face ao trimestre anterior e de 7,9% face ao período homólogo. Estas variações foram inferiores às registadas no segundo trimestre, quando o aumento em cadeia foi de 2% e a subida homóloga de 8,15%.


Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Lisboa destacou-se por apresentar o preço mediano de venda mais elevado (2.877 euros por metro quadrado) e também o maior crescimento face ao período homólogo (24,3%). "Face ao período homólogo, todas as cidades com mais de 100 mil habitantes registaram uma subida dos preços da habitação, destacando-se as cidades do Porto e Braga, únicas cidades onde a taxa de variação homóloga diminuiu relativamente à registada no segundo trimestre de 2018", acrescenta o INE. 

 

Como ler o mapa (em cima): Ao passar o cursor pelos vários municípios, vê o preço mediano de venda por metro quadrado relativo ao período mais recente (neste caso o terceiro trimestre de 2018). Ao selecionar um município, vê o gráfico da evolução dos preços nos trimestres mais recentes. Pode ainda alterar a legenda, para ver apenas os municípios que apresentam valores para o intervalo definido. Para isso tem que arrastar o cursor, que se situa a vermelho na parte inferior da legenda.

Ver comentários
Saber mais preço das casas INE imobiliário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio