Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inquérito aponta para subida de 2% nos preços das casas em Portugal

As expectativas dos profissionais do sector dão conta que os preços das casas em Portugal vão continuar a "recuperar de forma gradual num cenário marcado pelo crescimento na actividade de venda".

Bruno Simão
Negócios 03 de Junho de 2015 às 13:02
  • 1
  • ...

Os preços das casas em Portugal devem subir 2% ao longo dos próximos 12 meses, de acordo com as respostas dos 150 inquiridos no RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Abril de 2015.

"Os preços das casas em Portugal continuam a recuperar de forma gradual num cenário marcado pelo crescimento na actividade de venda e a intensificação do nível de confiança dos agentes do sector", refere uma nota à comunicação social da RICS e da Ci - Confidencial Imobiliário, sobre os resultados deste inquérito que assenta nas respostas de um painel de empresas de promoção e mediação imobiliária e cobre as regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Segundo os resultados do inquérito, "as perspectivas quer a curto-prazo quer a médio-prazo, são bastante optimistas", uma vez que os inquiridos apontam para um crescimento no preço das casas de 2% nos próximos 12 meses e de 4,5% por ano nos próximos 5 anos.

Segundo os dados mais recentes do INE, os preços das habitações registaram uma variação média anual de 4,3% no ano passado, interrompendo a série de três anos consecutivos de quedas.

Em termos regionais, as expectativas para os próximos doze meses apontam para um crescimento transversal a todas as áreas abrangidas pelo RICS/ Ci PHMS, antecipando-se os ganhos mais fortes para a região do Algarve (3%) e Lisboa (2,5%).

Quanto ao mercado de compra e venda, voltou a aumentar em Abril mantendo a tendência registada desde Agosto de 2013.

"A melhoria dos fundamentais do mercado continua a suportar a recuperação em curso dos preços das casas, que têm sido reportados em alta (embora a um ritmo moderado) em cada um dos quatro últimos inquéritos", refere o comunicado.

Ricardo Guimarães, director da Ci, assinala que "as recentes estatísticas mostram que os novos empréstimos para aquisição de habitação aumentaram 20% ao longo da segunda metade de 2014", sendo que este deverá ser "o principal factor que está a mudar o mercado".

Ver comentários
Saber mais Ci Portuguese Housing Market Survey RICS Confidencial Imobiliário preços casas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio