Notícia
Imobiliário português teve a maior transacção institucional desde 2009
Um grupo alemão anunciou a compra do edifício Báltico no Parque das Nações por 43 milhões de euros, dando conta da maior transacção institucional do mercado imobiliário português dos últimos quatro anos.
O grupo Deka Immobilien anunciou esta segunda-feira a compra do edifício de escritórios Báltico, no Parque das Nações, por 43 milhões de euros, segundo noticia o “Financial Times”.
A operação é a maior compra institucional a ocorrer no mercado imobiliário português desde 2009 e constitui um sinal de recuperação do imobiliário português, refere o “Financial Times” que cita os dados da empresa Real Capital Analytics.
A compra do edifício reflecte a confiança do grupo alemão de que o mercado português não irá sofrer uma deterioração ainda maior do que a que ocorreu nos últimos anos. “Acreditamos que a União Europeia não vai colapsar: essa é a pergunta mais importante que precisamos de nos perguntar”, afirmou o gestor do fundo, Mathias Danne, ao FT.
“Lisboa é uma das cidades mais importantes da Europa e estamos convencidos de que vão continuar a fazer-se negócios na cidade. Agora é uma boa altura para investir já que as taxas de retorno são aceitáveis e os preços razoáveis mesmo tendo em consideração a situação económica em que o país está.”
A construção do edifício Báltico foi terminada em 2010 pela Mota-Engil que diz que o valor do contrato de construção foi de 21 milhões de euros, segundo o "site" da empresa. O complexo de escritórios conta 16 pisos acima do solo, bem como outros cinco subterrâneos. O espaço para escritórios é de 13,4 mil metros quadrados dispersos por 13 andares.
Este ano, as economias da região da Europa conhecida como periferia (Itália, Irlanda, Grécia e Espanha) viram a actividade no mercado imobiliário crescer 60% segundo trimestre, face aos primeiros três meses do ano, refere ainda a publicação que cita a Cushman & Wakefield.