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Imobiliário de luxo no Algarve atrai compradores portugueses e mais novos
A imobiliária Engel & Völkers diz que são cada vez mais os portugueses a investir em imóveis de luxo no Algarve e acredita que o mercado neste segmento premium vai recuperar rapidamente.
A pandemia da covid-19 e as limitações impostas nas viagens aéreas reduziram o peso dos investidores internacionais no mercado residencial de luxo no Algarve, abrindo caminho a um maior interesse por parte de clientes portugueses "mais novos e em busca de retorno do investimento", indica a Engel & Völkers, imobiliária especializada no segmento "premium".
"Os dados anteriores à pandemia mostram que os compradores não residentes representavam quase 40% do valor total dos imóveis vendidos no Algarve. No entanto, nos últimos meses temos assistido a um crescimento no número de potenciais compradores portugueses, seja para residência permanente, segunda habitação ou para rentabilização de investimentos através do arrendamento turístico", assinala Cristina Palma Santos, "managing partner" da Engel & Völkers em Albufeira, citada no comunicado.
"Observa-se ainda algum interesse de gerações mais novas pelo mercado residencial do Algarve pela qualidade de vida que o Algarve oferece. Há também clientes que começam a ponderar rentabilizar os seus investimentos, no arrendamento das suas propriedades ao ano", diz Cristina Santos.
"Estamos confiantes que o setor do imobiliário de luxo continuará a registar uma evolução positiva com o início da época de verão. Vamos assistir a um efeito de retoma nos próximos meses, especialmente em segmentos premium e novos empreendimentos", declara, por seu turno, Constanza Maya, "head of operations and support Engel & Völkers em Espanha, Portugal e Andorra, também citada no comunicado.
As condicionantes decorrentes da pandemia levaram a Engel & Völkers a "investir no desenvolvimento de ferramentas digitais para manter a proximidade com os clientes, nacionais e internacionais". "Durante o confinamento, usámos as nossas plataformas digitais para realizar visitas virtuais e manter a nossa imagem de marca: a proximidade com o cliente," salienta Cristina Palma Santos.
"O Algarve continua a atrair muita atenção. É uma zona de férias por excelência e os nossos clientes não têm receio de investir. Muitos estão somente a aguardar pela abertura de novas rotas para poderem vir ao Algarve fazer negócios e prosseguir os seus planos de investimento a longo-prazo em imóveis da região," acrescenta.