Notícia
Fundo de Pais do Amaral foca-se na reabilitação de edifícios
A empresa de Nicolas Berggruen, Miguel Pais do Amaral e José Luís Pinto Basto, constituída em 2013 para a compra de imóveis, vai focar-se na reabilitação de edifícios.
A Edge Berggruen, empresa de Nicolas Berggruen, Miguel Pais do Amaral e José Luís Pinto Basto, criada no ano passado, vai focar-se na reabilitação de edifícios.
Em declarações à Bloomberg, José Luís Pinto Basto assinala que "Lisboa e Porto são provavelmente as cidades europeias com o maior potencial em termos de investimento na reabilitação de edifícios". "Estamos a estudar uma série de negócios neste âmbito. Berggruen está muito interessado", sustentou, assumindo ainda que "decidimos mudar o nosso foco para edifícios que precisam de ser renovados".
Segundo a mesma fonte, a Edge Berggruen está em conversações com a Câmara Municipal de Lisboa, com empresas públicas e com fundos que investem em edifícios antigos em busca de oportunidades de negócio.
Em Junho do ano passado, Pinto Basto afirmou ao Negócios que a empresa já tinha começado a sondar o mercado. "O que temos feito é essencialmente contactos com os grandes proprietários. Estamos a falar, neste momento, dos bancos, que se tornaram grandes proprietários, [mas] também com entidades públicas, que são grandes proprietárias", afirmou.
"Estamos a apostar nos activos de médio/longo prazo. Portanto, estamos a falar num prazo entre cinco e dez anos. Não temos pressa. Acreditamos que estes activos têm de facto uma capacidade de se virem a valorizar por via do mercado mas, acima de tudo, por via da nossa intervenção. Estamos aqui para a maratona e não para o sprint", acrescentou na altura.
Em Junho de 2013, o objectivo desta "holding" era ter uma carteira de imóveis sob gestão de mil milhões de euros.