Notícia
Conheça as estações onde serão instaladas residências para estudantes
A Infraestruturas de Portugal assinou a 30 de janeiro um protocolo com o ISCTE e a Universidade Nova para instalar residências para estudantes universitários na área das estações de comboios da Área Metropolitana de Lisboa.
O protocolo prevê a instalação de residências na estação de Santa Apolónia, bem como nas estações do Pragal, Carcavelos, Monte Abraão e Portela de Sintra.
Segundo o Governo, o investimento previsto será "da ordem dos 30 milhões de euros".
Em Santa Apolónia o projeto contempla 260 camas, sendo que este deverá ser um dos primeiros edifícios a acolher uma residência universitária.
Ainda numa primeira fase, as estações de Carcavelos, na Linha de Cascais, e do Pragal, na Linha do Sul, em Almada, deverão ter capacidade para 240 camas cada.
As duas estações da Linha de Sintra – Monte Abraão e Portela de Sintra – deverão também acolher 240 camas cada uma. Estas duas estações estão inseridas numa segunda fase do projeto.
As cinco localizações já definidas serão agora alvo da realização dos estudos e avaliações necessárias para aferir a viabilidade dos projetos.
Este protocolo integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), cujo objetivo é disponibilizar mais 12 mil novas camas para a população estudantil até ao final desta legislatura.