Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção total da EDP sobe 16% no primeiro semestre do ano

Aumento da capacidade instalada e fortes recursos eólicos e hídricos na Península Ibérica impulsionaram o aumento da produção total.

16 de Julho de 2013 às 19:14
  • ...

No primeiro semestre de 2013, a produção total aumentou 16%, sustentada por nova capacidade instalada e por fortes recursos eólicos e hídricos, na Península Ibérica. Neste período, a produção hídrica e eólica contribuiu para 74% da produção energética, de acordo com o comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A capacidade instalada da EDP atingiu 22,7 gigawatts-hora, em Junho de 2013,

 

A distribuição de electricidade, em Portugal, caiu 1,3%, entre Janeiro e Junho deste ano, face a igual período de 2012, suportada por um consumo estável no segundo trimestre de 2013. Em Espanha, por sua vez, a energia eléctrica distribuída recuou 2,4%, no primeiro semestre, devido a um abrandamento da produção de grandes clientes industriais.  

 

Na distribuição de gás, registou-se uma diminuição de 11%, em Portugal, devido à perda de um grande cliente, no terceiro trimestre de 2012, explicou a EDP. Já no país vizinho observou-se uma redução de 10%, no gás distribuído, penalizado pelo menor consumo.

 

A electricidade distribuída, no Brasil, pela Bandeurante e Escelsa, aumentou 3%, no primeiro semestre de 2013. O volume vendido a clientes finais subiu 1,2%, no primeiro semestre deste ano, sustentado pelos segmentos rural, comercial e residencial. Na produção de electricidade houve um aumento de 1%.

 

A produção da energia eólica aumentou 8%, na primeira metade do ano, impulsionada pela actividade na Europa. Neste sector a capacidade instalada chegou aos 7,8 gigawatts. Na Europa, que corresponde a 47% do total da produção de energia eólica, o crescimento foi de 19%, ao passo que nos Estados Unidos da América se observou um incremento de 52%.

 

Após a transferência de consumidores residenciais, até agora no mercado regulado, a carteira de clientes da EDP em Portugal aumentou 238% para 1,5 milhões de clientes. A electricidade vendida a clientes livres subiu 0,6%, no primeiro semestre de 2013. Em Espanha o volume comercializado caiu 13%, devido a uma política de contratação de clientes mais selectiva.

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais EDP dados previsionais operacionais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio