Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção da EDP Renováveis recuou no primeiro semestre

A Península Ibérica penalizou os resultados da produção da companhia. A empresa de João Manso Neto atribui este recuo à produção "acima da média" registada em igual período do ano passado.

Foi há 10 anos que a EDP entrou no seu maior mercado eólico e anunciou a criação da EDP Renováveis, que hoje vale 37% do EBITDA da eléctrica. Este ano lançou uma OPA para controlar a sua subsidiária a 100%.
Bloomberg
14 de Julho de 2015 às 20:51
  • ...
A produção da EDP Renováveis recuou no primeiro semestre deste ano. A produção de energia limpa desceu 1% para 10,8 terawatts hora (TWh) face a período homólogo, anunciou a empresa esta terça-feira, 14 de Julho.

A pesar na quebra registada esteve a produção em Portugal e Espanha que recuou 7% e 13% respectivamente. A companhia atribui estas descidas à produção eólica "acima da média" registada em igual período do ano passado.

A produção também recuou no Brasil (-8%) e nos Estados Unidos (-2%) devido ao "menor recurso eólico" face ao primeiro semestre do ano passado.

Apesar do recuo em Portugal e Espanha, a produção total na Europa manteve-se estável, suportada por um crescimento de 24% na produção de electricidade nos países fora da Península Ibérica, devido a "adições de capacidade e ao maior recurso eólico no período".

Desta forma, o factor de utilização da EDP Renováveis sofreu um recuo de três pontos percentuais para 31%. A companhia aponta que "mesmo em períodos com menor recurso eólico", o "equilíbrio da carteira de activos da EDP Renováveis", assim como o "distinto know-how na avaliação do potencial éolico permitiu maximizar a produção".

Desta forma, os índices de utilização dos parques da EDP Renováveis recuaram três pontos em Espanha e quatro pontos em Portugal. No resto da Europa, avançou dois pontos.

Na América do Norte, o factor de utilização recuou quatro pontos para 33%, enquanto no Brasil recuou dois pontos para 26%.

Apesar da EDP Renováveis ter adicionado mais 542 megawatts nos últimos doze meses, com 79% localizados nos Estados Unidos, o "efeito positivo do aumento da capacidade instalada ao longo dos últimos 12 meses foi mitigado por um menor factor de utilização no período,na sequência de um recurso eólico acima da média no primeiro semestre de 2014".

A EDP Renováveis gere uma carteira de activos de 9,1 gigawatts em 10 países. Nos últimos 12 meses foram concluídos três parques eólicos e um parque solar nos Estados Unidos. Na Europa, foram adicionais 64 megawatts repartidos em Itália, França, Polónia e Portugal.

Actualmente, estão em construção 556 megawatts, dos quais 300 megawatts estão localizados nos Estados Unidos. Já na Europa e no Brasil estão a ser construídos 136 e 120 megawatts respectivamente.

A EDP Renováveis apresenta as suas contas semestrais no próximo dia 29 de Julho. A empresa fechou a sessão desta terça-feira a subir 0,83% para 6,8080 euros na bolsa de Lisboa.
Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Portugal Espanha Brasil Estados Unidos Europa energias renováveis energia eólica energia solar Península Ibérica energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio