Notícia
Preços baixos da eletricidade travam novos investimentos em energia solar
O facto de o mercado grossista ibérico estar com preços muito baixos dificulta o financiamento de novos projetos em centrais solares. escreve o Jornal Económico. Especialistas dizem que as metas do país podem ficar em risco.
Os preços da eletricidade no mercado grossista ibérico, que na passada semana chegaram mesmo a atingor valores negativos, ameaçam travar novos investimentos na energia solar, devido ao facto de os promotores, perante a falta de previsibilidade de receitas, não conseguirem obter financiamento, escreve esta segunda-feira o Jornal Económico.
Em causa podem estar as metas europeias previstas no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030, com investimentos acima dos quatro mil milhões de euros, acrescenta o jornal, que cita especialistas no setor.
De acordo com as declarações recolhidas, já há empresas com dificuldades em encontrar formas de justificar prosseguir com investimentos, sobretudo investidores mais pequenos.
Os especialistas defendem que o modelo atual precisa de ser revisto e pedem a intervenção da nova ministra do Ambiente e da Energia.