Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços da energia em queda até março levam Galp a baixar faturas da luz e do gás

"Estas descidas, que refletem a queda dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre, terão efeito a partir do início de abril", disse fonte oficial da Galp ao Negócios.

Reuters / File Photo
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 26 de Março de 2024 às 17:05
A Galp anunciou esta terça-feira que vai levar a cabo uma nova atualização dos preços de eletricidade e do gás natural para a sua carteira de clientes. Depois de ter decidido aumentar as faturas em janeiro, por causa da subida dos valores das tarifas de acesso às redes para 2024, a empresa comunicou agora que vai descer os preços na luz e no gás, com reduções médias de 28% e 19%, respetivamente, na fatura mensal para o consumidor final.

"Estas descidas, que refletem a queda dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre, terão efeito a partir do início de abril", disse fonte oficial da Galp ao Negócios. Os novos tarifários, diz a empresa, já incluem o valor das tarifas de acesso à rede, que se mantêm inalteradas.
 
A título de exemplo, a Galp dá conta que "para um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA, esta descida poderá representar uma redução média de 9 euros na fatura mensal", de um valor atual de 32,9 euros para 23,6 euros.

Já a fatura média mensal de eletricidade de um casal com dois filhos e uma potência contratada de 6,9 kVA poderá passar de 56 euros para 40,7 euros, ou seja, uma redução média de 15 euros, refere a mesma fonte. 

No gás natural, para um casal sem filhos, no 1º escalão de consumo, a descida poderá representar uma redução média de 3 euros na fatura mensal, de 17 para 14 euros.

No final de dezembro, a Galp comunicou aos seus clientes que a partir de 1 de janeiro vai aumentar os preços da eletricidade, em função do disparo das tarifas de acesso às redes em 2024 (+316% em baixa tensão normal), decidido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

"Apesar de termos reduzido o preço ao qual adquirimos a eletricidade, não conseguimos acomodar o aumento das Tarifas de Acesso às Redes definidas pela ERSE , pelo que o preço final irá aumentar", informou a energética na missiva enviada aos clientes no último dia útil do ano. 

Dos 5,5 milhões de consumidores que estão no mercado livre de eletricidade, 4,9% são clientes da Galp, a quarta maior comercializadora (a par da Iberdrola), a seguir à EDP (68,9%), à Endesa (11%) e à Goldenergy (6,9%).
Ver comentários
Saber mais Tarifas Energia e recursos Indústria do petróleo e do gás Média Galp Endesa Energias de Portugal Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos Goldenergy Iberdrola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio