Notícia
Desde 2022 que o preço grossista da eletricidade não era tão alto em Portugal
Esta quarta-feira, o preço da eletricidade negociada no Mibel atingiu os 225 euros por MWh entre as oito e as nove da manhã, de acordo com dados do OMIE.
Desde a crise energética de 2022 que o mercado grossista de eletricidade na Península Ibérica não registava um pico máximo tão elevado - em termos de valor por megawatt-hora - durante o dia. Esta quarta-feira, o preço da eletricidade negociada no Mibel (Mercado Ibérico da Energia Eléctrica) atingiu os 225 euros por MWh entre as oito e as nove da manhã, de acordo com dados do OMIE, o operador de mercado elétrico na Península Ibérica, avançados pelo El Economista.
Já o valor mínimo, de 115,58 euros por MWh foi registado entre as duas e as seis da manhã, e está também previsto para o período entre as duas e as três da tarde.
Em termos médios, ao longo do dia, o preço da energia elétrica em Portugal e Espanha estará nos 140,68 euros por MWh, mostram os dados do OMIE, 2% acima do dia anterior (terça-feira), quando o preço médio final foi de 137,83 euros. O valor da eletricidade no Mibel está assim nos níveis mais elevados desde o início deste ano, mas também dos últimos meses.
No que diz respeito ao ano passado, o Mibel encerrou 2024 com um preço grossista médio de 63 por MWh, tinha já avançado o Expresso, o que representa uma redução de 28% face a 2023. É preciso recuar a 2020 para encontrar um custo grossista de eletricidade na Península Ibérica mais reduzido (34 por MWh, um mínimo histórico desde a criação do Mibel, em 2007).
O ano passado teve preços grossistas mais baixos nos primeiros seis meses (mais renováveis e gás mais barato, que resultaram em preços negativos), mas na segunda metade do ano assistiu-se a uma nova escalada com o aproximar do inverno. Escreve ainda o Expresso que novembro foi o mês caro desde março de 2023 (104 euros por MWh) e dezembro o mais caro de 2024, com um preço médio de quase 111 euros por MWh.