Notícia
Preço do gás natural afunda para valor mais baixo desde maio de 2021
Os preços para os contratos futuros de referência caíram pela oitava semana consecutiva e estão agora abaixo dos 25 euros por megawatt/hora, o mais baixo em dois anos.
O preço do gás natural atingiu no final da semana passada o valor mais baixo desde meados de maio de 2021, ainda antes do início da guerra na Ucrânia, mas quando a Rússia começou a diminuir o fornecimento a vários países europeus.
De acordo com a Bloomberg, os preços de referência dos futuros no mercado dos Países Baixos – o índice holandês TTF, que serve de referência para os mercados europeus – caíram pela oitava semana consecutiva e já se encontra abaixo dos 25 euros o megawatt/hora.
A importação de gás natural de outras geografias para substituir e compensar o fornecimento russo ajudaram, mas também um inverno mais ameno do que o esperado. Assim, os países europeus evitaram socorrer-se das reservas.
Há já alguns analistas a preverem valores negativos durante o verão deste ano e o retrato é bastante distinto do vivido há um ano.