Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de clientes no mercado livre de eletricidade quase nos 5,2 milhões

Em termos de quota de mercado, a EDP mantém a liderança apesar de continuar a perder clientes, uma situação que decorre desde maio.

Bloomberg
01 de Agosto de 2019 às 15:52
  • ...

No final de maio o número de clientes no mercado livre de eletricidade alcançou quase 5,2 milhões, um crescimento líquido de cerca de 14 mil face ao mês anterior. Comparando com o período homólogo a evolução foi de 2,6%, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 1 de agosto, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Permanecem ainda no mercado regulado 1,09 milhões de consumidores, dos mais de seis milhões no total. Ou seja, a quase totalidade dos consumidores já se encontra no mercado livre. No caso dos domésticos, em maio, representava cerca de 86% do consumo total do segmento, face aos cerca de 85% registados no mês homólogo.

Quanto à mudança de fornecedor a ERSE detalha que "o número de clientes que deixa a carteira do comercializador de último recurso (CUR) para a de um comercializador em mercado, continua a ser inferior (cerca de 16%) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado, consolidando a tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre, detalha a entidade liderada por Cristina Portugal.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (80%) e em consumo (41%). Porém, face a abril, "a sua quota diminuiu 0,2 pontos percentuais tanto em número de clientes como em termos de consumo, situação que já vem a ocorrer desde maio de 2018".

Por usa vez, a Endesa manteve a liderança no segmento de clientes industriais (28%), com um ligeiro aumento de quota de 0,6 pontos percentuais. Já o segmento dos grandes consumidores continua a ser liderado pela Iberdrola (32,6%)

Ver comentários
Saber mais ERSE Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos EDP energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio