Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da EPAL sobem para 49,7 milhões de euros

A empresa que abastece de água a cidade de Lisboa reduziu o endividamento em 18 milhões de euros e realizou investimentos de 13 milhões no ano passado.

30 de Março de 2017 às 07:00
  • ...
Os lucros anuais da EPAL subiram 5,5% para 49,7 milhões de euros em 2016. O relatório e contas da empresa pública foi aprovado em assembleia-geral na quarta-feira e divulgado esta quinta-feira, 29 de Março.

A companhia que abastece de água a cidade de Lisboa diz que este é o "melhor resultado líquido da história da empresa, sem efeitos não recorrentes". Já o melhor resultado líquido com efeitos recorrentes teve lugar no ano de 2014 com 54 milhões de euros.

O envididamento foi reduzido em 18,3 milhões de euros para 151,2 milhões no final de 2016. "A EPAL tem vindo a reduzir os gastos operacionais de forma sólida e estruturada ao longo dos últimos ano", o que foi "determinante para a obtenção do resultado líquido alcançado", diz a empresa liderada por José Sardinha (na foto) em comunicado.

Em relação ao investimento, o mesmo subiu em três milhões de euros para os 13 milhões de euros. Este valor foi totalmente financiado pela actividade da companhia, "uma vez que a EPAL não recorreu em 2016 a nenhum novo financiamento nem recebeu fundos comunitários".

Entre os investimentos realizados em 2016, a companhia de águas destaca a "reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale da Pedra", assim como a "reabilitação das redes adutora e de distribuição, essenciais para manter os elevados padrões de qualidade da água fornecida às entidades gestoras em alta e aos clientes directos em Lisboa".

A EPAL assumiu a gestão do sistema de abastecimento da ex-Águas do Oeste em 2016, sendo ainda o "primeiro ano completo em que assumiu a gestão delegada da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, futura Águas do Vale do Tejo, por cisão e constituição de duas novas empresas: a Águas do Tejo Atlântico e a Simarsul".
Ver comentários
Saber mais EPAL Lisboa José Sardinha água ETA Vale da Pedra Vale do Tejo Simarsul Tejo Atlântico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio