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Interrupções de fornecimento valem coima de 425 mil euros à EDP Comercial
A EDP Comercial foi alvo de uma coima no valor de 850 mil euros por parte da ERSE. No entanto, o valor da coima foi reduzido para metade após a empresa ter colaborado e aceite compensar os clientes lesados.
No entanto, a empresa apresentou "uma proposta de transação, reconhecendo grande parte dos factos constantes da nota de ilicitude e a sua responsabilidade a título negligente, tendo-se disponibilizado para compensar os 49 clientes lesados que ainda não
tinham recebido qualquer compensação, no valor total de 4.315 euros".
A EDP Comercial foi alvo de um processo de contraordenação na sequência de "denúncias e reclamações, reportando interrupções do fornecimento de energia elétrica e de gás natural a consumidores, fora dos casos excecionados ou permitidos por
lei", refere o regulador.
A investigação levou a que fossem apuradas 97 contraordenações que incluem a interrupção do fornecimento de energia elétrica e de gás natural "fora dos casos excecionados ou permitidos por lei" e o atraso no pagamento das compensações devidas aos clientes, entre outras infrações.
"O processo em questão diz respeito, na sua maioria, a casos de interrupção do fornecimento de energia, cerca de 97 detetados entre 2017 e 2020, por anomalias no sistema comercial de cobrança de faturas", justifica a EDP, frisando que as ordens de corte foram reveridas logo após terem sido identificadas pela empresa ou cliente.
A elétrica assegura que "nunca teve intenção de realizar interrupções de fornecimento indevidas e lamenta a situação ocorrida", e diz estar a melhorar o sistema "diariamente". A empresa realça ainda que todos os anos realiza mais de 80 milhões de operações exclusivamente relacionadas com faturação.
(Notícia atualizada às 2:25 com a posição da EDP Comercial)