Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Harvey faz disparar preços do combustíveis nos EUA para máximos de dois anos

As autoridades apelam para que os consumidores não acumulem combustível, o que só aumentará a sua escassez. Várias refinarias começaram entretanto a repor capacidade.

Reuters
02 de Setembro de 2017 às 18:55
  • ...
Os preços dos combustíveis nos postos norte-americanos estão no valor mais elevado em dois anos, consequência do impacto do furacão Harvey na capacidade refinadora do país, em grande parte concentrada no Texas.

O valor do galão de gasolina ascende a 2,59 dólares (cerca de 1,23 euros por litro, segundo conversão e à cotação actual), 10% acima da semana anterior à chegada do furacão, colocando o preço no valor mais elevado desde Agosto de 2015.

Segundo o Financial Times, há muitos locais do Texas onde os consumidores estão a acorrer em massa às bombas de gasolina, apesar de algumas instalações de refinação já terem recomeçado a laborar e dos apelos das autoridades para que não acumulem combustíveis, o que aumentará ainda mais a escassez.

Dez refinarias, com uma capacidade para processar cerca de 2,9 milhões de barris de petróleo por dia, encontram-se ainda encerradas. Estas unidades representam cerca de 16% da capacidade total de refinação dos EUA.

Além da interrupção no processamento, há também alguns oleodutos que estão impedidos de funcionar, como o que liga o Texas a New Jersey. Na frente da produção, o FT refere que o Harvey obrigou a parar a extracção de 700 mil barris por dia no Sul do Texas.

Também em Portugal o efeito Harvey se fez sentir: a partir de segunda-feira a gasolina pode subir mais de três cêntimos, dado o contágio à Europa do impacto daquele fenómeno nos mercados de combustíveis.
Ver comentários
Saber mais Harvey EUA furacão desastres gasolina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio