Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greenvolt constrói dois projetos de renováveis na Polónia para venda no próximo ano

Os projetos - localizados no centro oeste da Polónia - têm a capacidade total de 59 MW. O objetivo é aliená-los em 2023, antes de começarem a operar.

Bruno Colaço
13 de Outubro de 2022 às 10:45
  • 6
  • ...
A Greenvolt arrancou com a construção de dois projetos de energia eólica, solar e de armazenamento na Polónia, com a capacidade de 59 MW. O objetivo é vender depois os dois ativos no próximo ano, de acordo com a estratégia de rotação de ativos da empresa, indica um comunicado enviado esta manhã às redações.

"O primeiro projeto, denominado 'Sompolno', está localizado em Sompolno (no centro-oeste da Polónia) e terá uma capacidade instalada de 26 MW em eólica, 10 MW em solar e 3 MW em storage, sendo a Commercial Operational Date (COD) estimada para o primeiro semestre de 2024", indica a comunicação.

"O segundo projeto, o 'Opalenica', está localizado perto da cidade de Opalenica, também no centro-oeste da Polónia, e consiste em três parques solares com uma capacidade de 20 MW. Considerando o início da fase de construção, é esperado que a COD seja alcançada no terceiro trimestre de 2023", explica.

O objetivo da Greenvolt, apresentado aos investidores, é vender os dois projetos antes que comecem a operar. Já durante o terceiro trimestre de 2022, a empresa tinha celebrado - através da "joint venture" Augusta Energy - um acordo de venda à Iberdrola, por 155 milhões de euros, de um portefólio de ativos em construção na Polónia, naquele que foi o primeiro conjunto de ativos alienados pela cotada desde a sua entrada em bolsa.

"A decisão de construir estes dois projetos na Polónia está inteiramente alinhada com a estratégia da Greenvolt, de aproveitar oportunisticamente a procura mais elevada de ativos prontos a operar, confirmando a capacidade da nossa equipa para desenvolver projetos até à fase de construção e de gerar valor através da nossa estratégia de rotação de ativos", indica João Manso Neto, CEO da Greenvolt.
Ver comentários
Saber mais Greenvolt Sompolno Opalenica economia negócios e finanças grandes empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio