Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo dos EUA espiou a Petrobras

A petrolífera brasileira de que a Galp é parceira em projectos de exploração e produção de combustíveis fósseis foi alvo da vigilância por parte do governo norte-americano. Google e Dilma Rousseff também foram objecto de observação pela NSA.

Rich Press/Bloomberg
09 de Setembro de 2013 às 10:19
  • 7
  • ...

A agência norte-americana implicada no escândalo de espionagem denunciado por Edward Snowden violou redes informáticas que incluem as da Petrobras e da Google, segundo é avançado pela Globo e que é citado pela Reuters.

 

Não é apurado o sucesso da espionagem à empresa que é parceira da Galp Energia em projectos de exploração e produção petrolífera no pré-sal do Brasil. Os documentos citados são relativos a uma acção de formação a agentes da NSA, sobre como penetrar sistemas informáticos privados.

 

A notícia é divulgada depois de ter sido avançado, na semana passada, que também Dilma Rousseff foi alvo de espionagem. Contudo, o interesse da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana na Petrobras contraria a informação de que as atenções dos analistas norte-americanos não se centrariam em informação económica e pode levantar a suspeita de espionagem industrial.

 

As redes informáticas do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês e de um sistema que intermedeia muitas das transacções bancárias internacionais (SWIFT – Society for Wirldwide Interbank Financial Telecomunciatios) também poderão ter sido alvo de violação.

 

O jornalista Glenn Greenwald, que cooperou com Snowden para divulgar o escândalo de espionagem da NSA, afirmou à Globo que os documentos reunidos revelam “muito mais informação acerca de espionagem a inocentes, a pessoas que não têm nada a ver com terrorismo, ou com questões industriais, que necessitam de ser tornadas públicas.”

 

(Corrige título)

Ver comentários
Saber mais energia Petrobras Galp NSA Snowden
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio