Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo vai propor a Bruxelas aumento do peso de renováveis para 51%

A ministra do Ambiente e Energia, que está a ser ouvida no Parlamento, revelou que estão a trabalhar num "plano ambicioso" que propõe elevar a meta do peso das renováveis no consumo de 47% para 51%.

10 de Julho de 2024 às 10:07
  • ...

O Governo vai propor a Bruxelas o reforço da meta do peso das renováveis no consumo de energia. Em causa está a revisão em curso do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) que segundo a ministra do Ambiente e Energia, "está praticamente concluído".

"Estamos a trabalhar num plano ambicioso que, por exemplo, em relação aos objetivos para 2030,

eleva a meta do peso das renováveis no consumo final bruto de energia de 47% para 51%", adiantou Maria da Graça Carvalho, que está a ser ouvida no Parlamento, na Comissão e Ambiente e Energia. Trata-se de "uma evolução substancial", acrescentou.

O documento será agora colocado em consulta pública e sujeito a submissão ao Parlamento, nos termos da Lei de Bases do Clima, para depois poder ser enviado à Comissão Europeia.

"
O PNEC 2030 será fundamental para orientar a nossa trajetória de descarbonização, definindo áreas de ação onde devemos investir, seja na produção de energia, nos transportes ou em setores como os resíduos e as florestas, dada a sua importância como sumidouro de carbono", destacou.

Durante a sua intervenção inicial, Maria da Graça Carvalho lembrou ainda que as alterações climáticas "acarretam um conjunto de riscos que temos de gerir, mas também proporcionam oportunidades para uma transição energética que se poderá traduzir no acesso a energia mais limpa, segura e barata". 

 

Ver comentários
Saber mais energia Maria da Graça Carvalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio