Notícia
Galp aumenta produção de petróleo em 27,6%
A produção de petróleo da Galp cresceu 27,6% no segundo trimestre deste ano. Já a actividade de refinação e distribuição caiu 11,2%.
Segundo os dados operacionais preliminares divulgados esta sexta-feira, 15 de Julho, a Galp produziu mais petróleo no segundo trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado (mais 27,6% para 51,7 mil barris de petróleo por dia), tendo no entanto reduzido a produção entre o primeiro e o segundo trimestres de 2016 (em 2,3%)
Olhando para a refinação e distribuição, a venda de produtos petrolíferos recuou 3,7% no segundo trimestre face a período homólogo, enquanto as vendas a clientes directos caíram também 2,2%.
No gás natural, as vendas totais registaram um recuou de 14,8% para 1,5 mil milhões de metros cúbicos, com as vendas a clientes directos a descer 4% para 882 milhões de metros cúbicos.
Já nas operações internacionais de comercialização de gás natural ("trading"), onde a Galp compra gás no local de produçáo para vender a mesma quantidade nos mercados, recuou 25% para 712 milhões de metros cúbicos.
Analisando os indicadores de mercado entre o segundo trimestre deste ano e o período homólogo, é de salientar a queda dos preços das matérias-primas.
O barril de Brent recuou 26%, enquanto o preço do gás natural NBP do Reino Unido desceu 29%, e o gás natural liquefeito para o Japão e a coreia desceu 36%. Já a margem de refinanção desceu 45% para os 2,9 dólares por barril.
No primeiro trimestre, a Galp registou uma queda dos lucros em 6,1% para 114 milhões de euros, período em que a produção aumentou 39%.
Em relação aos resultados financeiros do segundo trimestre, a Galp vai divulgá-los no dia 29 de Julho antes da abertura da bolsa de Lisboa.
(Notícia actualizada às 08:46)