Notícia
Galp prevê distribuir 900 milhões de euros aos acionistas
Promessa da Galp de remunerar acionistas pelos resultados da empresa acontece em ano de preços recorde na energia e lucros significativos para as empresas de energia. Governo vai avançar com a criação de um imposto sobre lucros extraordinários.
20 de Dezembro de 2022 às 09:13
A Galp prevê dar cerca de 900 milhões de euros aos acionistas em remuneração pelos resultados da empresa registados este ano, avança o Observador. O valor corresponde a um aumento de mais de 50% face à distribuição de ganhos feita pelos acionistas durante este ano, tendo em conta os resultados de 2021.
A maior parte dos ganhos a distribuir pelos acionistas pode não vir dos dividendos. A Galp prevê uma subida de 4% no dividendo a atribuir, mas o grande salto virá da compra de ações pela própria empresa ("share buyback"), cujo programa foi reforçado de 150 milhões para 500 milhões de euros em favor dos acionistas.
A política de remuneração acionista da Galp promete assim distribuir até um terço do cash-flow operacional que este ano deverá fixar-se em 2,8 mil milhões de euros. Isso acontece em ano de preços recorde na energia e lucros significativos para as empresas de energia, que o Governo conta taxar com a criação de um imposto sobre lucros extraordinários.