Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp descobre dois novos reservatórios "de boa qualidade" na Namíbia

A petrolífera liderada por Filipe Silve fez esta terça-feira a sétima atualização ao mercado sobre o projeto no país.

Paulo Calado
31 de Dezembro de 2024 às 08:30
  • ...

A Galp Energia fez novas descobertas na Namíbia. A empresa anunciou esta terça-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que perfurou "com sucesso" o quarto poço no país e que encontrou dois novos reservatórios de "boa qualidade".

De acordo com a petrolífera - que detém 80% do projeto, enquanto os parceiros NAMCOR e Custos têm 10% cada -, foi perfurado e registado "com sucesso" o quarto poço, o Mopane-2A, que tinha sido lançado a 2 de dezembro e que se localiza no bloco petrolífero com o nome Licença de Exploração de Petróleo 83 (PEL 83, na sigla original em inglês).

Foram encontradas no local uma coluna de hidrocarbonetos de gás-condensado e outra de hidrocarbonetos de petróleo leve num reservatório mais pequeno. "Ambos os reservatórios mostraram areias de boa qualidade, com boas porosidades e permeabilidades, altas pressões e caraterísticas de baixa viscosidade de fluidos, com concentrações mínimas de CO2 e sem H2S", indica a Galp, acrescentando que, tal como em todos os poços anteriores de Mopane, não foram encontrados contactos com água.

"A Galp e os seus parceiros continuarão a analisar e a integrar todos os novos dados adquiridos para permitir uma melhor compreensão do complexo Mopane. A Galp continuará a avaliar a comercialidade das descobertas", sublinhou.

O navio de perfuração está agora a deslocar-se para a localização do quinto poço de exploração, visando duas novas prospeções, a partir de dia 1 de janeiro de 2025.

Os investidores não mostraram, contudo, entusiasmo e as ações da empresa abriram a cair 4,5% para 15,915 euros.

 

Esta foi a sétima atualização da empresa ao mercado sobre a Namíbia, um mês depois da anterior, na qual anunciou que a perfuração do quarto poço na região de Mopane está prevista para o verão de 2025.

No final de outubro, o CEO Filipe Silva disse também que a Galp está muito empenhada em manter intacta a sua posição de 80% no projeto petrolífero da Namíbia, pelo menos até à conclusão dos trabalhos de perfuração dos próximos dois poços no complexo de Mopane, o que só deverá acontecer no final do próximo ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio