Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galamba acusa Governo de Passos de prejudicar consumidores da energia com "pura operação financeira"

Aquele que já foi classificado como "negócio da China" pelo ex-secretário de Estado da Energia de Passos, Henrique Gomes, é classificado por Galamba como uma "pura operação financeira" com prejuízos "evidentes" para os consumidores.

Vítor Mota
13 de Março de 2019 às 22:22
  • 3
  • ...

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, considera que um decreto-lei criado e aprovado no Governo de Pedro Passos Coelho – o mesmo que o ex-secretário de Estado da Energia de Passos, Henrique Gomes, classificou como negócio da China – deu origem a uma renda "injustificada" e que prejudica os consumidores. Classifica o decreto como uma "pura operação financeira". O secretário de Estado que assinou o documento defendeu-o como "equilibrado e adequado".

"O decreto 35/2013 é que é pura operação financeira", acusou João Galamba perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, esta quarta-feira, 13 de março. "Com ganho de curto prazo, tem perda financeira no longo prazo", sustentou.

Em causa está um acordo que permitiu aos produtores eólicos prolongar o período de tarifas protegidas mediante o pagamento de uma contribuição para o sistema elétrico.

"Que sim, criou uma renda, injustificada, criou tarifas altas e prejudicou os consumidores, parece-me evidente. Não sei se é negócio da China, mas parece-me benéfico para os produtores", avalia Galamba.

Na respetiva audição perante a mesma comissão de inquérito, Artur Trindade defendeu que "com os dados da altura, foi um decreto lei adequado e equilibrado" e que os consumidores, a nível global, ficaram mesmo a ganhar. O antecessor de Trindade na tutela da energia, Henrique Gomes, mostrou aprovação para a maioria das medidas que foram adotadas pelo respetivo Governo depois de Gomes abandonar o cargo, mas classificou este acordo como "um negócio da China" que beneficioiu as empresas eólicas.

Ver comentários
Saber mais João Galamba Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas secretário de Estado da Energia Governo de Passos Coelho Henrique Gomes ex-secretário de Estado Produtores de Eletricidade Artur Trindade economia negócios e finanças Informação sobre empresas política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio